Fórum cPanel

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

Reply to this topicStart new topic
VPS - XEN, VPS - XEN
romerob
post Feb 21 2010, 01:08 PM
Post #1

Esse é irmão!!

Grupo: Membros

Membro N°: 245

Iae pessoa...
alguem aqui utiliza a tecnologia xen para criar seus VPS ?
alguem conhece outra tecnologia "gratuita" ou alguma paga com preço bom ?

Outra.. alguem indica empresa para fazer configuração do servidor para criação de vps.. ? ou textos falando do mesmo....
de qualquer forma estou pesquisando.

abraço pessoal.
Go to the top of the page

+Quote Post
alancb
post Feb 22 2010, 08:20 AM
Post #2

Esse é irmão!!

De: Indaial/SC
Membro N°: 824

bom, nunca cheguei a testar o xen devido a que na epoca que eu estava procurando uma solução de virtualização ele não me oferecia alguns recursos que eu rpecisava

no momento uso a solução da vmware, que tem o vmware esxi que é gratuito e da pra fazer bastante coisas

+Quote Post
sitebr
post Feb 22 2010, 09:42 AM
Post #3

Esse é irmão!!

Membro N°: 325

QUOTE(alancb @ Feb 22 2010, 08:20 AM) *
bom, nunca cheguei a testar o xen devido a que na epoca que eu estava procurando uma solução de virtualização ele não me oferecia alguns recursos que eu rpecisava

no momento uso a solução da vmware, que tem o vmware esxi que é gratuito e da pra fazer bastante coisas

Utilizamos o Xensource da Citrix.
Excelente produto, estou satisfeito, e a maioria dos recursos (live motion etc..) são gratuitos.

+Quote Post
alancb
post Feb 22 2010, 10:05 AM
Post #4

Esse é irmão!!

QUOTE(sitebr @ Feb 22 2010, 09:42 AM) *
Utilizamos o Xensource da Citrix.
Excelente produto, estou satisfeito, e a maioria dos recursos (live motion etc..) são gratuitos.

Aquela vez cheguei a analisar isto, so que, na epoca (uns 2 anos atras) eles não ofereciam suporte a ISCSI, nem live motion entre servidores e HA, talvez hoje em dia melhorou, mais, como ja tenho uma estrutura de varios servidores/vps não vale a pena migrar.

pra nós o produto atende muito bem, faz o papel de uma forma muito agil e tem muitos recursos bem interessantes, e como estamos começando a trabalhar com VDI(vDesktops), existe uma integração muito boa nos produtos de virtualização/VDI da vmware.

Eu cheguei a usar o XEN em casa pra fazer testes, mais, na época o XEN compartilhava kernel do host com os guests, e nós temos muito a necessidade de cada servidor ter a sua instalação/kernel isolado, o que na epoca o xen (e acho que ainda não oferece) em separado.

E também, não sei como está HOJE EM DIA mais, na epoca o XEN não permitia instalar guests windows e linux no mesmo host. (claro, não sei como está hoje que a tempo não acompanho mais os foruns e listas)

+Quote Post
romerob
post Feb 22 2010, 10:12 AM
Post #5

Esse é irmão!!

Membro N°: 245

valeu pessoal... (IMG:style_emoticons/default/wink.gif)

abraço

+Quote Post
sitebr
post Feb 22 2010, 08:45 PM
Post #6

Esse é irmão!!

QUOTE(alancb @ Feb 22 2010, 10:05 AM) *
Aquela vez cheguei a analisar isto, so que, na epoca (uns 2 anos atras) eles não ofereciam suporte a ISCSI, nem live motion entre servidores e HA, talvez hoje em dia melhorou, mais, como ja tenho uma estrutura de varios servidores/vps não vale a pena migrar.

pra nós o produto atende muito bem, faz o papel de uma forma muito agil e tem muitos recursos bem interessantes, e como estamos começando a trabalhar com VDI(vDesktops), existe uma integração muito boa nos produtos de virtualização/VDI da vmware.

Eu cheguei a usar o XEN em casa pra fazer testes, mais, na época o XEN compartilhava kernel do host com os guests, e nós temos muito a necessidade de cada servidor ter a sua instalação/kernel isolado, o que na epoca o xen (e acho que ainda não oferece) em separado.

E também, não sei como está HOJE EM DIA mais, na epoca o XEN não permitia instalar guests windows e linux no mesmo host. (claro, não sei como está hoje que a tempo não acompanho mais os foruns e listas)

Sim, hoje iscsi, nfs etc... é suportado. Live motion é gratuito, e HA pode adicionar em um pool com o Citrix Essentials.

Windows e Linux também são suportados, mas isso já vem de longa data.

Este post foi editado por sitebr: Feb 22 2010, 08:46 PM

+Quote Post
T. Manoel
post Feb 23 2010, 11:46 AM
Post #7

Moderador
Ícone do grupo

Grupo: Moderadores

De: João Pessoa / PB
Membro N°: 5,058

Tiago,

Apenas ano passado foi tornado gratuito a versão do Citrix Xen com todos os recursos grátis.. antes disso tinha 3 versões que iam de Free à Enterprise e no caso só a Enterprise permitia Pool de servidores e todos os recursos. Acho que o alancb ta falando da versão 4 ainda.

Softlayer oferece Citrix XenServer + Essentials agora tudo free.

+Quote Post
alancb
post Feb 23 2010, 12:29 PM
Post #8

Esse é irmão!!

T. Manoel e Tiago.

Realmente, a base dos meus comentarios foi da pesquisa que fiz a uns 2 anos atras(friso isto em todo o post), quando eu estava procurando uma solução de virtualização que oferece-se no minimo os seguintes itens

HA
ISCSI
Live Motion (no caso Vmotion) entre servidores
e Pools
Isolação de kernel (A MAIS IMPORTANTE E DECISIVA PRA O QUE EU PROCURAVA)
Possibilidade de rodar guest windows e linux no mesmo host
Backups sem influenciar no desempenho do guest

Na época somente a vmware oferecia isto, mais, cheguei a testar varios hypervisors(XEN, openvz, virtuozzo dentre outros) e soluções, só que como estava com um projeto pra virtualizar mais de 50 servidores e ja pensando em VDI (virtualização de desktop) acabamos optando pela vmware (por isto sempre recomendo e falo da vmware, já que, mesmo no esxi (versão free) da pra fazer varias coisas e a administração é BEM simples e centralizada.

Não venho em momento algum falando que A é melhor que B (é como falar que linux é melhor que windows) o que tem que ser pesado é o custo beneficio e funcionalidades que cada um necessita, do que adianta ter uma ferrari em uma estrada de barro?

Há, e sempre digo tambem num ambiente de virtualização algumas dicas, de testes e situações que eu passei

- Dimensionar muito bem o I/O (não adianta ter um xeon dual quad core com HT e 64Gb de ram pra rodar 30 VPS se vc usa 2 HDs sata, o teu conjunto vai estar comprometido pelo desempenho dos HDs, sempre pensar em pelo menos HD SAS em raid 1, 10 ou 50
- Cuidar com isolação de processos e limites de CPU/Memoria/Disco e I/O
- Ter uma boa politica de uso dos Guests (restringir alguns tipos de VPS ou criar Hosts especificos pra cada segmento, tipo, um host para VPS com cpanel, outro host pra servidor de streammig e assim por diante)

+Quote Post
sitebr
post Feb 23 2010, 02:19 PM
Post #9

Esse é irmão!!

QUOTE(alancb @ Feb 23 2010, 12:29 PM) *
T. Manoel e Tiago.

Realmente, a base dos meus comentarios foi da pesquisa que fiz a uns 2 anos atras(friso isto em todo o post), quando eu estava procurando uma solução de virtualização que oferece-se no minimo os seguintes itens

HA
ISCSI
Live Motion (no caso Vmotion) entre servidores
e Pools
Isolação de kernel (A MAIS IMPORTANTE E DECISIVA PRA O QUE EU PROCURAVA)
Possibilidade de rodar guest windows e linux no mesmo host
Backups sem influenciar no desempenho do guest

Na época somente a vmware oferecia isto, mais, cheguei a testar varios hypervisors(XEN, openvz, virtuozzo dentre outros) e soluções, só que como estava com um projeto pra virtualizar mais de 50 servidores e ja pensando em VDI (virtualização de desktop) acabamos optando pela vmware (por isto sempre recomendo e falo da vmware, já que, mesmo no esxi (versão free) da pra fazer varias coisas e a administração é BEM simples e centralizada.

Não venho em momento algum falando que A é melhor que B (é como falar que linux é melhor que windows) o que tem que ser pesado é o custo beneficio e funcionalidades que cada um necessita, do que adianta ter uma ferrari em uma estrada de barro?

Há, e sempre digo tambem num ambiente de virtualização algumas dicas, de testes e situações que eu passei

- Dimensionar muito bem o I/O (não adianta ter um xeon dual quad core com HT e 64Gb de ram pra rodar 30 VPS se vc usa 2 HDs sata, o teu conjunto vai estar comprometido pelo desempenho dos HDs, sempre pensar em pelo menos HD SAS em raid 1, 10 ou 50
- Cuidar com isolação de processos e limites de CPU/Memoria/Disco e I/O
- Ter uma boa politica de uso dos Guests (restringir alguns tipos de VPS ou criar Hosts especificos pra cada segmento, tipo, um host para VPS com cpanel, outro host pra servidor de streammig e assim por diante)

Você está certíssimo. Só um adendo, a Softlayer cobra 15 dolares por VM para o Citrix Essentials (informação atualizada).

+Quote Post
Rogério
post Feb 26 2010, 12:59 PM
Post #10

Ele mora no fórum!

Membro N°: 678

alan tbm uso o vmware e ele é perfeito , testei o citrix xen server mas prefiro vmware.

só esta faltando uma coisa, sabe de alguma novidade sobre painel de controle pro cliente final? só falta isso pra ser perfeito

+Quote Post
alancb
post Feb 26 2010, 01:21 PM
Post #11

Esse é irmão!!

QUOTE(Rogério @ Feb 26 2010, 12:59 PM) *
alan tbm uso o vmware e ele é perfeito , testei o citrix xen server mas prefiro vmware.

só esta faltando uma coisa, sabe de alguma novidade sobre painel de controle pro cliente final? só falta isso pra ser perfeito

Rogério

eu desenvolvi um painel proprio onde eu acesso remotamente o esxi e faço os procedimentos baseados no CLI

http://www.vmware.com/support/developer/vcli/

+Quote Post

Reply to this topicStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

Versão Simples Horário: 8th September 2010 - 07:30 AM