Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Problema de permissão
Fórum cPanel > Servidores Linux > Apache
jesmarcelo
Fala Pessoal,

Estou com um problema no apache+php, quando um usuario tenta criar um arquivo pelo php dá erro de permissão negada, o usuário e grupo do diretório é o mesmo usuário que está tentando gravar o arquivo pq será que da este erro?
Advance Host
Ja vi isso ocorrer quando se passou a usar o suphp onde antes nao era usado, como as pastas estavam com o owner sendo nobody ao tentar criar arquivos/pastasa dentro delas dava o erro de permissão mas se voce disse que a pasta main ja esta com o owner correto ai dificulta um pouco.

Seu servidor tem suphp ativado? no error log aparece o que?
jesmarcelo
não estou com o phpsuexec ativado... para que eu possa utilizar os arquivos com o usuario e grupo da conta tenho que ativar o phpsuexec? o suexec do apache serve para que?
Advance Host
então é isso o problema.

Se nao esta com o suphp ativado o apache/php vai tentar criar o arquivo como nobody e como o diretorio nao esta como o owner sendo o nobody vai dar erro de permissão.

Faça um teste, altere o owner do diretorio para noboby (chown nobody.nobody DIR) e teste...

Recomendo ativar o suphp
jesmarcelo
Valeu cara mas o problema não era o phpsuexec, deixar o usuario como nobody não é bom por motivos de segurança, o que fiz foi o seguinte, o php estava configurado para rodar como DSO que executa scripts somente como nobody troquei para executar o php como CGI e resolveu agora os scripts estão sendo executados com o dono do arquivo.

Valew
little_oak
QUOTE(jesmarcelo @ Mar 12 2009, 05:57 PM) *
Valeu cara mas o problema não era o phpsuexec, deixar o usuario como nobody não é bom por motivos de segurança, o que fiz foi o seguinte, o php estava configurado para rodar como DSO que executa scripts somente como nobody troquei para executar o php como CGI e resolveu agora os scripts estão sendo executados com o dono do arquivo.

Valew

o suPHP que advance sugeriu era rodando como cgi!
Basta rodar dessa forma e terá uma vida tranquila:

755 para diretórios e 644 para arquivos.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.