Fórum cPanel: Instalar Zabbix - Fórum cPanel

Ir para

• 2 Pages +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Instalar Zabbix

#1 Membro offline   Rapid VPS 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 07-março 06

Posted 18 julho 2006 - 09:49

Ola pessoal.
Acho que muitos aqui ja usam o zabbix certo?
Entao ontem estive tentando instalar ele em um servidor sem cpanel, cruzinho so para ele mesmo.

So que esta dando erro na hora de compilar no SNMP:
./configure --prefix=/usr --with-mysql --with-net-snmp --enable-server --enable-agent

configure: error: Invalid NET-SNMP directory - unable to find net-snmp-includes.h

Ja instalei o SNMP manualmente e com o Yum mais nao vai de jeito nenhum, ai instalei num server com cpanel para testar e deu certo.

Alguem passou por isso?
0

#2 Membro offline   Rapid VPS 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 18 julho 2006 - 10:13

Bom essa parte ja consegui estava faltando o snmp-devel.

Agora estou com uma ultima duvida, o agente deve ser instalado na maquina que desejo monitor certo? Entao eu tenho que compilar ele na maquina tambem?
0

#3 Membro offline   SysOp 

• Super Membro
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 06-outubro 05

Posted 18 julho 2006 - 11:50

Sim Rapid... voce deve compilar ele na maquina que voce quer monitorar tambem...

Eu passei pelo mesmo problema do SNMP, e tiver tb, que instala-lo na mão (mesmo nos servidores com cPanel)

Lembre-se tambem, de liberar a porta 10050 em seu firewall pro server encontrar e se comunicar com o agent

Outra coisa... o ZABBIX é feito pra funcionar em inetd e os servidores cPanel normalmente funcionam com xinetd...

Não é preciso obrigatoriamente que voce insira as linhas no xinetd pra que o sistema funcione, mas se alguem tiver a estrutura do ZABBIX pro xinetd e quiser compartilhar, eu agradeceria =)

Pra instalar o SNMP fiz o seguinte

CODE
wget http://www.packetfactory.net/libnet/dist/libnet.tar.gz
tar -zxvf libnet.tar.gz
cd libnet
./configure -prefix=/usr
make
make install
cd ..
wget http://superb-east.dl.sourceforge.net/sourceforge/net-snmp/net-snmp-5.3.0.1.tar.gz
tar -zxvf net-snmp-5.3.0.1.tar.gz
cd net-snmp-5.3.0.1
./configure -prefix=/usr
make
make install

0

#4 Membro offline   Rapid VPS 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 18 julho 2006 - 06:20

Vlw pelas dicas eu consegui instalar ele , mais achei muito complexo, nao entendi muito bem como configurar ele para monitorar e acabei desistindo.

Um colega meu me mostrou o sistema que ele usa para minitorar a rede dele qe em torno de 100 maquinas, ele usa o Hybodus(http://www.hybodus.com/) este sistema é excelente, me apaixonei por ele, só que é comercial.
0

#5 Membro offline   Galamba 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 12-janeiro 05

Posted 18 julho 2006 - 10:11

QUOTE(Rapid VPS @ Jul 18 2006, 06:20 PM)
Vlw pelas dicas eu consegui instalar ele , mais achei muito complexo, nao entendi muito bem como configurar ele para monitorar e acabei desistindo.

Um colega meu me mostrou o sistema que ele usa para minitorar a rede dele qe em torno de 100 maquinas, ele usa o Hybodus(http://www.hybodus.com/) este sistema é excelente, me apaixonei por ele, só que é comercial.
Ver post

mas ele faz tudo que o zabbix faz ou é apenas um conjunto de graficos ? se for só graficos eu fico com o munin.

0

#6 Membro offline   Rapid VPS 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 18 julho 2006 - 11:00

Ai ja nao sei pq nao conheco as funcionalidades do zabbix.

Voce ja esta craque nele?
0

#7 Membro offline   kerberos 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Banidos
  • Cadastrado: 31-outubro 05

Posted 19 julho 2006 - 01:14

QUOTE(Rapid VPS @ Jul 19 2006, 12:00 AM)
Ai ja nao sei pq nao conheco as funcionalidades do zabbix.

Voce ja esta craque nele?
Ver post

Rapid,

Eu utilizo o ZABBIX fazem mais de 4 anos. Deste o meu antigo trabalho eu já utilizava.

O Zabbix além de monitorar e gerar gráficos, pode disparar emails quando ocorrem algum evento (trigger), e além disso, na versão 1.1 pode executar scripts no servidor monitorado.

Portanto voce pode monitorar um MySQL, no servidor X, se o MySQL cair, você pode mandar o script XYZ no servidor ser executado e re-iniciar o MYSQL. Se no segundo ciclo o MySQL continuar parado, aí sim ele dispara um email. E tenta novamente. Se resolver ótimo, manda outro email dizendo que resolveu. Pode colocar que no 5o. ciclo ele emitira outro email, diferente, para o seu gateway SMS.

Isso tudo tem que ser programado no trigger, com fórmulas do proprio Zabbix.

Inicialmente não é fácil, mas o sistema é MUITO poderoso.

Com as fórmulas e triggers, você consegue programar uma sequencia de ações, da maneira que você quiser.

Dá para fazer fórmulas que analizam 2 ou mais itens, exemplo: "se o numero de processos for superior a 500 e a carga for superior a 5, disparar evento tal".

As fórmulas trazem possibilidades infinitas, é muita flexibilidade.

Os agents, ficam instalados nos servidores monitorados, e podem coletar NNNN informações (cpu, processos etc), e tem mais: você pode fazer um script de coleta de dados, que o zabbix executará para obter uma informação. Exemplo: você pode fazer um script que retorna o numero de emails que está na fila do EXIM. Aí o agent roda o script e pega esse numero. Com esse parametro voce tem um gráfico da fila, e pode montar triggers, que vão disparar emails em caso de anomalias com a fila, e além disso, pode executar um script para tentar normalizar a situação (exemplo, parar o exim, limpar a fila etc).

E tem muito mais coisa... você pode ter vários admins cadastrados, cada item/trigger tem um nível de seriedade, se for um problema leve somente um grupo de admins é notificado, se for grave, aí é outro grupo. Ou outro tipo de notificação (exemplo SMS).

Eu recebo email para problemas leves, tipo carga do servidor média nos últimos 15 minutos. Mas se a carga ficar média ou alta na última hora toda, aí recebo SMS. O nível de detalhamento pode ser extremo.

Infelizmente o Zabbix não é fácil de configurar e dá trabalho, muito trabalho, mas funciona muito. É que nem o modern bill, dá trabalho e é chato, mas depois que pega o jeito, você faz tudo com ele.

Os programas que fazem o mesmo que o Zabbix são todos pagos, não encontrei nada gratuito com a quantidade de recursos do Zabbix.

Abraços.

0

#8 Membro offline   Rapid VPS 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 19 julho 2006 - 09:01

É o Hybodus faz isso ai tambem so que parecer ser mais facil.. mais o preco é 250$ ai no momento ainda nao vale a pena tal investimento.

Ontem tava dando uma mexi no zabbix resolvi tentar novamente ai consegui entender as formulas de quando um servico esta online, tipo parece que ele compara com a ultima checagem.

Vou dar mais uma estudada aqui. vlw pela informacao que voce passou foi otima.
0

#9 Membro offline   SysOp 

• Super Membro
  • PipPipPipPipPip

Posted 19 julho 2006 - 10:42

realmente, o zabbix é otimo, apesar de complexo...

material em portugues tambem é uma coisa que não existe hoje....

eu tambem sou novato e curioso no zabbix, então tambem não posso dar muita ajuda nisso ^^

kerberos... alguma possibilidade de fazer um manual explicativo das configurações basicas das funções do zabbix?

Por exemplo... eu quera fazer funcionar o MAPS, mas não consigo... enfim... um tutorial seria interessante...
0

#10 Membro offline   kerberos 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 20 julho 2006 - 12:02

QUOTE(SysOp @ Jul 19 2006, 11:42 AM)
realmente, o zabbix é otimo, apesar de complexo...

material em portugues tambem é uma coisa que não existe hoje....

eu tambem sou novato e curioso no zabbix, então tambem não posso dar muita ajuda nisso ^^

kerberos... alguma possibilidade de fazer um manual explicativo das configurações basicas das funções do zabbix?
Por exemplo... eu quera fazer funcionar o MAPS, mas não consigo... enfim...  um tutorial seria interessante...
Ver post

posso postar alguma coisa sim, mas estou em vias de migrar meu zabbix da versão 1.0 para 1.1, só estou adiando um pouco pois sei que vai dar um trabalhão danado.

prefiro colocar um tutorial básico aqui depois, da versão 1.1, aliás quando eu migrar já irei anotar o passo-a-passo da instalação etc.

abraços.
0

#11 Membro offline   SysOp 

• Super Membro
  • PipPipPipPipPip

Posted 20 julho 2006 - 09:57

Opa!!

To ancioso e no aguardo ^^

A nova interface é bem mais funcional =]
0

#12 Membro offline   Rapid VPS 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 20 julho 2006 - 10:24

Kerberos
Meu to precisando urgente aprender a usar o zabbix.

Preciso cadastrar um servidor e neste servidor cadastrar os servicos, tipo apache etc... com as opcoes de executar comandos, tipo se ficar offline da um restart e ai com o tempo eu mexo com os graficos etc... e tbm tirar algumas duvidas e tals qe tenho sobre o agente.

Voce cobra quantos para me ensinar isso por MSN? Seria possivel?(eu aprendo facil tongue.gif )

Tentei te mandar MP mais agora ta com outro erro la, diz que o usuario nao existe.
0

#13 Membro offline   kerberos 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 20 julho 2006 - 11:22

QUOTE(Rapid VPS @ Jul 20 2006, 11:24 AM)
Kerberos
Meu to precisando urgente aprender a usar o zabbix.

Preciso cadastrar um servidor e neste servidor cadastrar os servicos, tipo apache etc... com as opcoes de executar comandos, tipo se ficar offline da um restart e ai com o tempo eu mexo com os graficos etc... e tbm tirar algumas duvidas e tals qe tenho sobre o agente.

Voce cobra quantos para me ensinar isso por MSN? Seria possivel?(eu aprendo facil tongue.gif )

Tentei te mandar MP mais agora ta com outro erro la, diz que o usuario nao existe.
Ver post

Rapid,

Eu nem usei o Zabbix 1.1, só instalei e dei uma olhada rápida.

Sei que é possível migrar minha base para lá, portanto ainda não utilizei a função nova de executar scripts no servidor monitorado, mas pelo que li é tranquilo de fazer.

Posso tirar suas duvidas cara, sem problema algum - a questão é que não consigo mais usar MSN, quando entro lá, não consigo fazer nada, quantidade absurda de gente pertubando! ehuehe...

Então, não sei se é legal você ir perguntando por aqui, ou me enviar email, que vou tentar lhe passar por MP agora.

abraços.

0

#14 Membro offline   Rapid VPS 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 21 julho 2006 - 12:24

Vixi comigo tbm é assim hehe MSN ja era.

Bom, recebi teu email, amanha vejo isso com calma valeu pelo interesse.
0

#15 Membro offline   Rapid VPS 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 21 julho 2006 - 09:37

Alguem pode fazer um tuto de como instalar o agent na maquina que sera monitorada?

Eu estou meio confuso aqui, parece que é a mesma coisa que o server.
0

#16 Membro offline   SysOp 

• Super Membro
  • PipPipPipPipPip

Posted 21 julho 2006 - 11:37

É exatamente igual Rapid... a unica diferença é que vc não precisa criar a database e nem mandar os arquivos pra um /home/

Resumindo, é só compilar e rodar o agent =]

Olha... eu consegui criar graficos e criar minhas proprias triggers ontem....

Depois que voce pega o jeito, fica até facil... mas tambem queria saber como fazer pra rodar comandos via agent...

O "segredo" pelo que ví, esta todo no item HOST (no 1.1)

Tem um dropdown, com varias opções nessa tela, onde voce vai cadastrar o HOST, criar/modificar/escolher o "Template" que voce quer usar...

Os templates já prontos, tem cada um, sua função propria... ou seja... existe template pra monitorar servidor baseado em comandos Unix, existe outro pra monitorar especificamente o MySQL, outro pra configurar o servidor e o status dele como um todo (Standart)... e assim vai...

O negocio é.... pra voce não ter que ficar repetindo varios hosts, um pra cada "template" o segredo é criar o seu proprio template e agregar o seu servidor a um só template, facilitando as coisas...

Ou seja.. voce vai criar um template pra monitorar tudo oque voce quiser, sem ter que monitorar toooooooodas aquelas opções que o Zabbix já traz por default, e ainda vai poder mesclar as opções de "simple check", com os do "ZABBIX agent"...

O outro segredo que percebi é que não é apenas criar um novo template.. ..
Tem que criar o template, criar os Items, criar as Triggers, e se voce quiser, criar as Graphs, que diga-se de passagem, eu aconselho por experiencia propria, ser o ultimo item a se criar...

- Pq?

Pq voce pode criar um unico grafico (chamado POP3 por exemplo) para mostrar o status de todos os teus hosts em unico lugar, sabendo qual host oscila mais e bla bla bla....

Bom.... conforme eu for aprendendo coisas novas, eu vou postando pra ajudar a quem interessar pela ferramenta....

Ainda to aprendendo a gatinhar nessa coisa... então se eu falar bobagens, fiquem a vontade para corrigir-me... o intuito é apenas de ajudar mesmo =P
0

#17 Membro offline   SysOp 

• Super Membro
  • PipPipPipPipPip

Posted 21 julho 2006 - 01:37

Outra dica ^^

Dá pra compilar o SNMP através do /scripts/easyapache (ou Apache Update no WHM) evitando toda aquela compilação manual que citamos nos primeiros replys desse post.... ou seja... ficou mais facil ainda =D

Rapid... instalando o SNMP via easyapache a minha instalaçao do agent ficou assim

CODE
groupadd zabbix
useradd -c 'Zabbix' -d /home/zabbix -g zabbix -s /sbin/nologin zabbix
passwd zabbix
cd /home/zabbix/
wget http://superb-west.dl.sourceforge.net/sourceforge/zabbix/zabbix-1.1.tar.gz
tar -zxvf zabbix-1.1.tar.gz
rm -rf zabbix-1.1.tar.gz
mv zabbix-1.1/* .
rm -rf zabbix-1.1
./configure --prefix=/usr --with-mysql --with-net-snmp --enable-agent
make
make install

mkdir /etc/zabbix
cp misc/conf/zabbix_agentd.conf /etc/zabbix/

Aí é configurar o agentd, liberar a porta 10050 no firewall e pronto ^^

Se notarem, eu mudei a forma e a permissão do usuario zabbix pra /sbin/nologin pra não dar acesso via SSH pro usuario zabbix ^^ coisas de gente paranoica por segurança ^^
0

#18 Membro offline   Rapid VPS 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 21 julho 2006 - 07:35

Consegui, agora ta 100% ja testei ate com o load, ele gerou graficos bem legais do load etc.. vlw pessoal.

Vou traduzir a interface dele ai coloco aqui para quem quizer.
0

#19 Membro offline   Rapid VPS 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 22 julho 2006 - 12:28

O zabbix manda email caso um servico esteja offline(devidamente config.)?
Onde tem esta opcao?

O site do zabbix ta off, deve ter sido hackeado.
0

#20 Membro offline   Rapid VPS 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 23 julho 2006 - 02:11

Alguem ja conseguiu adicionar um comando remoto no zabbix?
Estou tentando aqui mais ele diz que o comando é invalido e estou usando o proprio ex. deles:

Each line must contain an command for remote execution. For example: host:/etc/init.d/apache restart Make sure that corresponding agent has EnableRemoteCommands set to 1 in zabbix_agentd.conf

No agente ta habilitado o "EnableRemoteCommands"
Fiz assim:
NOME:/etc/init.d/httpd restart

incorrect command: 'NOME:/etc/init.d/httpd restart'
0

Share this topic:

• 2 Pages +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)