Novo DC no Brasil em breve
#1 Visitante_bellafronte_*
Posted 06 novembro 2006 - 11:11
Estou seriamente planejando a abertura de um DC proprio aqui no Brasil, com links direto no backbone via Intelig e GVT. É um belo de um planejamento, serão muitos calculos de custos, e os escambau a quatro.
O DC estaria localizado em Curitiba - Pr. Bem, o primeiro "probleminha" que encontrei, foi as velocidades de links. A Intelig sozinha, possui velocidade de 17Gbps, só os servidores do YouTube possuem 70Gbps.....
Quem tiver experiencia sobre esse tipo de empreendimento, ou algum artigo, que possa me auxiliar na caminhada, fico grato com a ajuda!
Abraço a todos!
Posted 07 novembro 2006 - 10:26
A questão de IDCs no Brasil, é exatamente o custo, primeiro com link, que além de contratar operadoras aqui do Brasil, vc terá de ter pelo menos uma operadora que te forneça ligação direta com um backbone internacional, depois, se vc terá link de mais de uma operadora fazendo rotas em BGP4, vc terá de comprar Ips, e Roteadores BGP, que não devem estar saindo menos do do q R$ 50.000,00, continuando, soluções contra intrusão, Firewall, IDS, Roteadores, sem falar que as salas terão que ter segurança máxima, portas blindadas, aí vem custos com rack, um rack de 44 Us deve estar saindo em torno de R$ 1.800,00 cada um, depois, o IDC deve ter Ar condicionado empresarial, custo com energia tbm é bem considerável.
Bom, para que o seu IDC seja coisa bowa, o planejamento deve ser esse.
Só um esclarecimento, o .comDominio é um IDC que tem muitos investidores, é SA. e até hoje ainda patinam para conseguir retorno do investimento, inclusive tinham 2 IDCs, um no Rio de Janeiro, e outro em São Paulo, acabaram tendo que vender o IDC do Rio para a Alog, que também é uma empresa cheia de investidores anônimos, ou seja, o pessoal ainda não bota muita fé em IDCs aqui no Brasil, e os preços também não ajudam, porém, eu já ouvi pessoas falarem assim: "os links dos EUA são muito melhores do q os do Brasil", na minha opinião, isso está totalmente errado, o que eu acho é o seguinte, o link dos EUA são melhores para tráfego dos EUA, os links do Brasil, são melhores para o tráfego do Brasil, aí vem aquela velha história, as operadoras precisam dar mais incentivo para que nosso tráfego fique aqui dentro do Brasil, assim não precisariam investir tanto em links internacionais, e o custo do nosso link seria reduzido.
Bom, tah ae meu ponto de vista, caso mais alguém tenha algo a dizer, ou discorde de mim, sinta-se a vontade em debater.
Abs.
#3 Visitante_Eduardo Coelho_*
Posted 07 novembro 2006 - 12:47
#4 Visitante_bellafronte_*
Posted 07 novembro 2006 - 12:58
Não sou formado em telecomunicações, nem em tecnologia de informação, nem mesmo em algo do genero, mas entendo muita coisa, sei muita, coisa, e adoro aprender, sempre, quem estiver afim de trocar dicas, e sugestões, para que um dia, vibializemos isso, eu adoraria.
Obrigado valdecir, pela maravilhosa critica, e ajuda. Uma S.A., sim, é bem mais tranquilo na hora de captar recursos, no caso de lucro, eu sou bem tranquilo nessa questão, não irei montar um IDC (ou DC, me desculpem, não sei a diferença) pensando em abandonar tudo o que eu faço, mas sim, seria mais um produto meu no mercado, um produto mesmo, porque hoje o que eu vendo não é meu, eu vendo a imagem da LT, da ######, da The Planet, entre outras, mas não o meu nome, lucro, nesse caso, estou deixando em segundo plano.....
Posted 07 novembro 2006 - 01:52
Ah... e diferença entre IDC e DC não existe, IDC = Internet Data Center, DC = Data Center...rsss não tem diferença
Abraços, e boa sorte em sua iniciativa.
Posted 07 novembro 2006 - 02:03
bellafronte eu trabalho hoje com um IDC próprio também em Curitiba com capacidade para mais de 200 servidores. No início tinha este mesmo sentimento que você tem de querer representar algo SEU e não dos outros. Foi um pouco dificil levantar todo investimento necessário e projetar o IDC de uma forma à baixo custo mas profissional. Foram meses pesquisando pelos melhores equipamentos com bom custo x benefício, um local ideal, bons provedores de conectividade, funcionárois, etc até que finalizei toda obra e investimentos em 2005. Durante este ano o lucro creceu mas não chega à ser 1/3 do que tinhamos antes utilizando servidores nos EUA. É claro que já sabíamos disso, mas arriscamos e vimos que não era o correto a ser feito. Digo isso pelos seguintes motivos:
1) O brasileiro tem esta questão de querer algo SEU! Isso muitas vezes é errado... O americano, por outro lado, não se importa em vender um bom serviço de outra compania, por isso tem um bom lucro. Vimos que é melhor faturar 3 vezes mais do que já faturamos em outro Data Center aqui no Brasil do que com nossa própria infra-estrutura;
2) FUNCIONÁRIOS: Apesar de Curitiba ter ótima mão-de-obra, não se esqueça que os impostos e benefícios aqui são altíssimos... Não se esqueça também que você terá que contratar o menos 3 técnicos em turnos de 8 hrs diárias mais 1 folguista! Eu disse técnicos com qualidade. Não pense que sozinho conseguirá suportar toda demanda;
3) CONECTIVIDADE: Infelizmente conectividade ainda é muito cara e você precisará ter ao menos dois links, nem que sejam da mesma operadora. Você pagará por 1 Mbps de link o equivalmente a alguns servidores dedicados nos EUA com conectividade muito superior;
4) ENERGIA ELÉTRICA: É barata quando se tem 3 computadores... agora imagine um ar condicionado mais 50 servidores ligados 24 horas. Seu consumo será altíssimo... Não espere gastar menos de R$ 900,00 mensais para poucos servidores (+/- 10 maquinas + ar-condicionado + equipamentos de rede);
5) COMPETITIVIDADE: Como seus custos unitários serão mais altos que quando se está em um IDC de uma operadora seus valores para Servidor Dedicado e Co-location serão mais altos também. Assim, você perderá em competitividade. Acesse o site da LocaWeb e veja o valor de um Servidor Dedicado com link de 2 Mbps deles... difícil competir;
Neste momento estamos finalizando nossa migração para um grande Data Center em Curitiba com a certeza de que o que fizemos foi extremamente interessante e um grande passo. Apesar do grande trablaho que deu, VALEU A PENA. Iremos vender todos os equipamentos que compramos e não serão mais utilizados (Cisco, 3Com, APC, Pentinun) e pensar de forma diferente sobre o mercado.
Não que desanimá-lo, somente passar minha experiência e sugerir que você pense duas vezes, pois muitas vezes o que fazemos por EGO pode trazer péssimas consequencias. Experiência própria.
Abraços a todos e desculpem os erros nos textos mas não tenho tempo para revisá-los!
Posted 07 novembro 2006 - 02:05
#8 Visitante_bellafronte_*
Posted 07 novembro 2006 - 03:11
Só nao entendi o final, vc fechou o DC????
Posted 07 novembro 2006 - 04:08
Nós estamos finalizando nossa migração para outro IDC. Se você desejar conhecer nossa estrutura entre em contato comigo pelo MP que marcamos uma reunião.
Posted 08 novembro 2006 - 02:08
Bom agora ja nao vou falar mais do seu IDC ja que voce mesmo nao falou, mais o que iria dizer era que.
Ele como exmplo tinha servidores na gnax, meu primeiro dedicado foi pego com ele la, foi muito bom, nao tinha problemas, aqte que senti a necessidade de pegar diretamente de um IDC, pq tbm compensava, onde acabei pegando 2 servers pelo preco do que eu pagava para ele.
Meses atraz estva a procura de dedicados no Brasil e passei a visitar varios IDCs aqui de curitiba, ate que pensei em ver o site do dsampaio que nao via a anos, ai me deparei com uma mensagem dizendo que estavam em um IDC proprio, me fisurei pela placa na parede do predio que vi em uma foto e logo quiz ter um IDC proprio tambem, ai comecei a correr atraz de links com o Brt, GVT, Embratel, Intelig, mais realmente no momento nao valia a pena, pois alem de ser caro, eu nao tinha estrutura para bancar tudo isso, pelo menos nao agora, pois tambem no que esta certo nao se mexe entao abandonei a ideia.
Mas foi legal saber que voce esta aqui no forum, que é humano como agente
Posted 08 novembro 2006 - 02:29
Como sempre muito cordial e coerente. Você foi um ótimo cliente!
As fotos em nosso site - www.clickidc.com.br - realmente são aqui da empresa e em breve a sala em que estão nossos servidores hoje se tornará área para mais novos membros da nossa equipe.
Foi muito bom ter dado este passo e migrado nossa infra-estrutura para o Brasil, principalmente porque noss uptime desde a migração é sempre superior à 99.9% com pouquissa latência, o que tem feito muita diferença para nossos clientes.
A maior lição que tirei com esta esperiência é que nem sempre ter algo com o seu nome é lucrativo. Muitas vezes utilizar estrutura de outras empresas grandes, como a BrT e Embratel, é muito mais vantajoso. Vejamos o exemplo da LocaWeb que somente este ano migro para Data Center próprio (muito provavelmente porque o valor que pagavam para a Embratel não compensava mais ficar no Data Center deles).
Assim que estiver com nossa nova tabela de valores para servidores entro aqui e aviso à todos.
Abraços à todos.
Posted 08 novembro 2006 - 06:19
Posted 11 novembro 2006 - 09:39
Sim, ClickIDC é o novo nome da Paraná Host e o ClickDomínio.com também é da nossa empresa.
Posted 16 novembro 2006 - 05:39
E recomendo outros 5 pra pegarem também!
Posted 16 novembro 2006 - 10:19
Por favor, encaminhe um e-mail para comercial@clickidc.com.br informando a configuração que deseja e quanto considera um valor bacana para podermos conversar.
Abraços
Posted 17 novembro 2006 - 03:40
Muito obrigado por todos e-mails que estão sendo enviados para nós.
Durante esta madrugada iremos começar nossa migração de servidores e infelizmente não poderei encaminhar as propostas ainda hoje. Toda nossa equipe está trabalhando em cima dessa migração.
Na segunda-feira ou no mais tardar terça encaminharei as propostas, ok?
Um grande abraço.
Diego Sampaio
#19 Visitante_bellafronte_*
Posted 17 novembro 2006 - 03:56
Posted 17 novembro 2006 - 05:25
Se bobiar levo o meu amigão bellafront pra o seu IDC ! rsrsrs

Help