Fórum cPanel: Controlar uso de recursos de um usuário - Fórum cPanel

Ir para

• 2 Pages +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Controlar uso de recursos de um usuário Qual a melhor forma em caso de abuso

#1 Membro offline   Yuri 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 01-maio 06

Posted 17 agosto 2007 - 02:29

Olá Pessoal

Preciso de opiniões e sugestões sobre a seguinte questão:

Estou pela primeira vez com problema com relação a usuário utilizando recursos em excesso (processamento) de um servidor, é uma questão complicada pois o cliente compra o espaço/tráfego e pensa que enquanto esta dentro deste limite pode fazer o que quiser, falo de processos mysql e php aparecendo no top com uso frequênte acima de 50% chegando as vezes a mais de 80% piorando lógico em horários que o site tem mais visitas por exemplo, já troquei a conta de servidor pensando ser problema no servidor e continua o problema, minha dúvida nem é como resolver a questão sei que poderia otimizar o servidor, mysql, etc... poderia amenizar mais não resolveria o caso, minha questão é qual seria um limite justo para impor ao usuário para evitar casos de abuso, ou seja até que ponto podemos considerar normal, e apartir de que ponto podemos considerar abuso?

Agradeço sugestões e experiências que possam trocar...
0

#2 Membro offline   Rogério 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 14-dezembro 06

Posted 17 agosto 2007 - 03:26

considero abuso se o cara tiver um script que causa overload e mesmo assim continua usando o mesmo, nem se preocupa com o servidor entao o que vc tem que fazer é mandar o cara embora

se ele tiver um forum warez por exemplo nao tem muito o que fazer, é dedicado para ele, se ele nao tiver disposto a pagar que feche o site, porque esse tipo de site dá um bom retorno se souber investir nele, nao tem disculpa que nao tem dinheiro

o que nao pode é voce manter um cliente prejudicando os outros, mantem ele e perde uns 10, ai mes que vem o cara resolve procurar outro e voce fica na m.....

Eu acho que o negocio é bem simples, está prejudicando? tenta resolver. Já fez isso e nao adiantou, entao a solução é tirar do seu servidor, nao tem muito o que pensar

apenas curiosidade, qual a config do servidor?
0

#3 Membro offline   Deee_Carlos 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 27-fevereiro 06

Posted 17 agosto 2007 - 04:06

A única solução é um chute na bunda desse cliente, já passou o tempo de hospedar sites de clientes que abusa ou tem site pesado d+ se tem site desse tipo comprar um dedicado e não fica enchendo o saco de todo mundo.

mad.gif

0

#4 Membro offline   Yuri 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 01-maio 06

Posted 17 agosto 2007 - 04:13

QUOTE(Rogério @ Aug 17 2007, 03:26 PM)
considero abuso se o cara tiver um script que causa overload e mesmo assim continua usando o mesmo, nem se  preocupa com o servidor entao o que vc tem que fazer é mandar o cara embora

se ele tiver um forum warez por exemplo nao tem muito o que fazer, é dedicado para ele, se ele nao tiver disposto a pagar que feche o site, porque esse tipo de site dá um bom retorno se souber investir nele, nao tem disculpa que nao tem dinheiro

o que nao pode é voce manter um cliente prejudicando os outros, mantem ele e perde uns 10, ai mes que vem o cara resolve procurar outro e voce fica na m.....

Eu acho que o negocio é bem simples, está prejudicando? tenta resolver. Já fez isso e nao adiantou, entao a solução é tirar do seu servidor, nao tem muito o que pensar

apenas curiosidade, qual a config do servidor?
Ver post

Concordo com o que citou, e com certeza o meu caso é de abuso, o que queria é ver como informar ao cliente de forma mensurável este limite que ele terá, estive vendo em algumas empresas que colocam o limite em 5% do processamento como uso máximo, quanto ao site nem é destes tipo warez ou mesmo animes que geralmente causam problema, é um site até simples e rápido no entanto internamente usa um sistema para rastreamento dos visitantes que ta causando o problema, já testei de madrugada quando ninguem ta acessando o site dele, o servidor ta quase sem acessos ai acesso a pagina dele e os processos php e mysql sobem aciam de 50% apenas com o meu unico acesso ao site. Quanto ao servidor estava anteriormente em um P4 3.8 HT com 2G RAM como o servidor tava já com bastante contas passei para um servidor praticamente vazio e o problema continua o mesmo.

Obrigado pela suas opiniões e sugestões.
0

#5 Membro offline   Rogério 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 14-dezembro 06

Posted 17 agosto 2007 - 04:27

esse limite de processamento nao considero muito nao, acho relativo, na minha opiniao o administrador deve saber quando uma conta ou script está abusando do servidor e sabe o limite dele ou pelo menos limite considerável de acordo com o monitoramento.

limitar a 5% o uu mais vai ter clientes reclamando e muito e nao acho justo tirar um cliente do servidor se baseando nisso, entra outras questoes como tipo de processador, quantidade de sites, é outra historia
0

#6 Membro offline   Snake 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 17-março 06

Posted 17 agosto 2007 - 04:56

Como verificamos a % que o cliente está usando de processamento ?
0

#7 Membro offline   x-php 

• Super Membro
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 17-agosto 06

Posted 17 agosto 2007 - 07:25

Olá,

Realmente este problema é bem delicado, pq???

Bom, tenho um site muito pesado e com mais de 4 anos, durante 4 anos usei hospedagem normal, como qualquer mortal. Só que quando eu contratava uma empresa de hospedagem, eu avisava "meu site é pesado, consome muito processamento em php e mysql" e o que eu sempre escutava??? "não te preocupa, nosso servidor agüenta", passava 1 mês a máquina abria as pernas, eheeeehe!

E o pior é que eu não pagava os planos mais baratos hein!!!

Agora eu pergunta aos chutadores de bunda de plantão, quem tem razão???

Antes de sair chutando bunda, muitas vezes se queimando com o cliente, "pq a fama q mais se espalha de uma empresa, é quando um cliente fala mau!!!" é legal analisar:
quantos sites tem a tua máquina,
qual a tua máquina,
como está a programação do site do cliente,
é fórum,
é sites com muito acesso,
é sites xxx,
está tudo ok com o apache, php, mysql;

Conversando com o cliente, mostrando que o site dele está puxando muito do servidor e buscando alternativas para ele melhorar o site, sempre vai ser o melhor caminho. "E nunca prometendo o que não pode cumprir!" não estou dizendo que é este o teu caso, ok???

E por ultimo caso aí sim, se caso não houver solução, avisa "com antecedência" que aparti do mês xx, o site dele não poderá mais se hospedado por você, por problemas de processamento excessivo.

Com isso tu não se queimar com o cliente e ainda fica com uma boa imagem!

Abraços e T+ cool.gif
0

#8 Visitante_Abraço_*

• Grupo: Visitantes

Posted 17 agosto 2007 - 08:55

Na teoria é isso mesmo mas na pratica não é assim, o cliente nunca te pergunta nada, ele arrebenta teu servidor e se vc suspende ele ele te diz pra nao suspender a conta sem avisar a ele antes , na segunda suspensão ele dá no pinote e ainda diz que teu servidor é "fraco" eu tenho a opinião de que é melhor 1 cliente falando mal do que 100 falando, se vc fizer tudo o que o cliente de hospedagem ou revenda pedir pra ele não sair "falando mal" daqui a pouco vc tem que dar acesso root a ele e tudo mais.
0

#9 Membro offline   x-php 

• Super Membro
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 17-agosto 06

Posted 17 agosto 2007 - 09:23

Cada caso é um caso, ok???

Mas não custa agente perguntar qual site o cliente vai querer hospedar, para se ter uma idéia.

Fazendo uma busca no google já da pra ter uma idéia se o site é bem visitado ou não.

Claro que tem gente q age de má fé, tenho visto muito isso por sinal, mas temos que levar em conta que nem todos são assim, por isso não acho legal generalizar.

Minha opinião continua a mesma, sempre conversando se pode chegar a um equilíbrio.

Apagar a conta do cliente, não comunicar o cliente do problema e achar que ele tem acesso ao controle do processamento, acho um pouco radical de mais.

Abraços e T+
0

#10 Visitante_Abraço_*

Posted 17 agosto 2007 - 09:28

Com certeza cada caso é um caso.
0

#11 Visitante_Tasso_*

Posted 19 agosto 2007 - 11:18

Mas como fazer pra limitar mesmo ?

Tenho um amigo que conseguiu limitar o uso de CPU por site em 5% se passasse disso o apache ou outro serviço.. não abria até diminuir... era algo +- assim...
0

#12 Membro offline   EWH 

• Membro
  • PipPip
  • Cadastrado: 11-agosto 07

Posted 19 agosto 2007 - 01:59

É complicado isto, pois da mesma forma você estará perdendo performace no servidor.O negócio é ser sincero com o cliente, não custa ver o tipo de site, você cobra um pouco acima porque não compensa ter um cliente para hospedar um site pesado com um plano de R$20,00.A maioria dos clientes antes de assinar pergunta se o servidor aguenta e etc, e em 100% dos casos os provedores dizem que sim, não dá um dois meses para a conta do cara estar bloqueada.
0

#13 Membro offline   Di+ 

• Super Membro
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 30-setembro 06

Posted 21 agosto 2007 - 03:57

O mais importante, pelo que vi é que a pergunta não foi respondida.
Tem algum programa que limita o o uso da CPU e memória?

Tchau.
0

#14 Membro offline   flycode 

• Administrador Linux
  • Grupo: Administradores
  • Cadastrado: 10-novembro 04

Posted 21 agosto 2007 - 05:51

Di+,

Só não respondí, porque eu mesmo não conheço tongue.gif , e se ninguem respondeu, é porque tambem não conheça, mas fica frio, talvez alguem passe por aqui e que conheça, ae ele deixa a resposta pra vc rolleyes.gif tongue.gif
0

#15 Membro offline   EWH 

• Membro
  • PipPip

Posted 21 agosto 2007 - 05:53

Tem como sim, mas nunca procurei e precisei fazer, por isso não sei a fundo como é o processo.Não o considero o mais eficaz, para manter o bom funcionamento do servidor.
0

#16 Membro offline   EWH 

• Membro
  • PipPip

Posted 21 agosto 2007 - 05:59

Complementando só uma busca no google já vejo uma ferramenta:

Pode ser encontrado neste endereço http://cpulimit.sourceforge.net. Com ele é possível limitar uso do CPU de 0 a 100 sendo expressos em porcentagem.

0

#17 Membro offline   Snake 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 21 agosto 2007 - 10:05

Por conta de clinete ?
0

#18 Membro offline   EWH 

• Membro
  • PipPip

Posted 21 agosto 2007 - 10:19

Não entendi muito bem, mas com este software instalado no servidor você limita o quanto em (%) cada cliente (site) poderá consumir. wink.gif
0

#19 Membro offline   Snake 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 21 agosto 2007 - 11:54

Voce ou alguem instalou e tem um print pra postar ?
0

#20 Membro offline   Di+ 

• Super Membro
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 30-setembro 06

Posted 22 agosto 2007 - 09:12

Pelo que entendi o script limita o processo em %CPU pelo PID, tem que saber qual o PID.

Acho que já foi postado um tuto aqui, vejam:

1) Logue-se no SSH e digite:
wget http://downloads.sourceforge.net/cpulimit/...imit-1.1.tar.gz
2) Depois de baixa-lo vamos descompacta-lo: tar xfvz cpulimit-1.1.tar.gz
3) Acesse a pasta criada após a descompactação: cd cpulimit-1.1
4) Após acessar a pagina digite o comando: ./cpulimit
# junto ao comando, na mesma linha adicione o seguinte: ./cpulimit PROCESSO UTILITARIO

OBS: EM "PROCESSO" você deverá colocar a ID do processo ou nome, ex: pid 1000

Ficando da seguinte maneira: ./cpulimit pid 1000
5) Agora ao lado da linha de comando cpulimite + o arqumento do processo vamos completar com o utilitario de limitação do CPU. Neste exemplo iremos limitar o processo "pid 1000" em 30% de CPU:

Exemplo: ./cpulimit --pid 1000 --limit 30 -v -z

=================

Para saber outros utilitarios do programa CPULIMIT digite: ./cpulimit --help

Bom pessoal ai esta os passos.
Mas o grande problema que eu achei é achar o PID por exemplo de um cliente, do mysql, etc.
Eu ainda não usei, se alguem conseguir usar por favor poste aqui.
Espero ter ajudar.
Tchau!!!! biggrin.gif
0

Share this topic:

• 2 Pages +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)