Lentidão no POP3 (download de emails) Estou com problemas para baixar emails...
Posted 04 dezembro 2008 - 10:39
Me cadastrei hoje no fórum, achei muito interessante o conteúdo do mesmo, já efetuei algumas pesquisas e vi que o pessoal é bem parceiro em ajudar uns aos outros!
Pois bem, eu tenho um servidor dedicado hospedado no datacenter The Planet, com WHM/Cpanel devidamente instalados, bem como alguns 'aplicativos' do ConfiServer (CSF Firewall por exemplo).
O problema que estou tendo, que ninguém encontra, nem eu e nem o suporte do datacenter é uma lentidão para efetuar o download dos emails (POP3 Courier) via outlook, incredimail, thunderbird ou qualquer outro tipo de cliente de e-mail.
Já estou há mais de 3 semanas encima deste problema, junto com a equipe técnica do DC mas ninguem encontra a causa...
O acesso via http está normal, rápido, acesso via webmail tambem, no entanto quando é feito por algum cliente de email, os emails demoram muiiiiito pra baixar... eu monitorei a velocidade de transferência e vi que a velocidade fica variando muito, entre 10kb/s ~ 50kb/s , é muito variável.
O ping está ótimo (abaixo de 200ms) e tambem nao encontramos problema nas rotas... enfim, é um mistério! Isto ocorre com 90% dos meus clientes, todos eles possuem ADSL.
No entanto, após as 18h, o download de emails é rápido, o problema ocorre entre 06h e 18h, mas eu monitoro o servidor em todo horário comercial e o server load está sempre normal, a equipe do DC tambem faz o monitoramento e não encontra inconsitências.
Gostaria de saber se alguem do fórum já teve um problema parecido com este e se vocês possuem algumas dicas para que eu possa verificar em meu servidor o que pode estar causando esta instabilidade no serviço POP3.
Obrigado desde já.
Posted 04 dezembro 2008 - 12:30
O gargalo pode estar ai. Durante o dia a fila fica congestionada e anoite ela normaliza.
Se for isso você pode trabalhar fazendo ajustes finos.
Bons negócios.
Posted 04 dezembro 2008 - 05:05
Acredito que seu problema possa estar relacionado ao firewall do servidor. Caso seja o APF, por exemplo, pare o mesmo por alguns momentos e faça um teste de velocidade. Todo firewall é configurado para analisar uma quantidade x de pacotes por segundo, o que pode gerar o problema descrito por você.
Boa sorte!
Minotauro.
Posted 05 dezembro 2008 - 09:31
O gargalo pode estar ai. Durante o dia a fila fica congestionada e anoite ela normaliza.
Se for isso você pode trabalhar fazendo ajustes finos.
Bons negócios.
Olá André.
Sim eu sempre acompanho a fila de entrada e saída, está normal..
Na verdade meu problema não é com a demora pro email chegar ao cliente, e sim na demora pra ele baixá-lo (download no caso).
Acredito que seu problema possa estar relacionado ao firewall do servidor. Caso seja o APF, por exemplo, pare o mesmo por alguns momentos e faça um teste de velocidade. Todo firewall é configurado para analisar uma quantidade x de pacotes por segundo, o que pode gerar o problema descrito por você.
Boa sorte!
Minotauro.
Olá Minotauro, obrigado pela dica.
Eu fiz um teste desabilitando meu firewall (CSF firewall) e mesmo assim o problema continua.
O que ocorre é o seguinte:
1. O cliente de email inicia o processo de download do email do servidor para a máquina
2. A transferência é iniciada...
3. Começa nos 130kb (por exemplo) e derrepente 'trava' (para por aí mesmo), após alguns minutos, continua.. variando a velocidade.
4. Dependendo do tamanho de todos os emails (ex: 60mb) após 1h ou mais ele consegue baixar, no entanto em alguns casos ele esgota o tempo de limite do servidor (que está configurado nos clientes de email para no máximo 10 minutos).
This post has been edited by Kohler: 05 dezembro 2008 - 09:32
Posted 05 dezembro 2008 - 10:18
ja chegoua ver o numero de conexões simultaneas?
uma vez aqui quando o antivius panda fez uma atualizacao, todos os clientes que o usavam abriam todas as conexo do limite por cliente e juntando isto subia o load da maquina e ficava tudo lento
da uma verificada nisto, talvez pode ser algo parecido
Posted 05 dezembro 2008 - 10:40
ja chegoua ver o numero de conexões simultaneas?
uma vez aqui quando o antivius panda fez uma atualizacao, todos os clientes que o usavam abriam todas as conexo do limite por cliente e juntando isto subia o load da maquina e ficava tudo lento
da uma verificada nisto, talvez pode ser algo parecido
Olá Alan.
Segue em anexo as configurações do meu courier.
Attached File(s)
-
courier.jpg (95,62K)
Number of downloads: 11
Posted 05 dezembro 2008 - 10:47
Posted 05 dezembro 2008 - 12:45
Oi Martinewski,
Bem que eu queria que fosse um problema isolado, em apenas um cliente, na conexão dele por exemplo.
No entanto eu estou com 5 clientes reclamando do mesmo problema, todos eles usam Brasiltelecom, sendo que 1 deles possui link dedicado de 1mb e os outros ADSL.
Me falaram que poderia ser um problema de rotas da brt, mas ai tambem ficariam lentos os serviços de http, mysql, etc..etc...
Em casa, após as 18h, baixa normalmente, mas aí já não há muito tráfego por não ser horário comercial.
Aqui na empresa fica variando, ora baixa rápido, ora baixa lento, ora trava... enfim, está instável.
Posted 05 dezembro 2008 - 01:38
e falando nisto, como esta o load da maquina neste periodo? verifique com o top
comando para ver o numedo de conexóes estabelecidas
netstat -anp | grep :110 | grep ESTABLISHED | cut -b45-68 | cut -f4 -d\: | sort | uniq -c | sort -r
isto vai te dar o numero de conexoes da porta 110, coloquei depois tambem a porta 143 que é o imap
Posted 08 dezembro 2008 - 09:59
e falando nisto, como esta o load da maquina neste periodo? verifique com o top
comando para ver o numedo de conexóes estabelecidas
netstat -anp | grep :110 | grep ESTABLISHED | cut -b45-68 | cut -f4 -d\: | sort | uniq -c | sort -r
isto vai te dar o numero de conexoes da porta 110, coloquei depois tambem a porta 143 que é o imap
Olá Alan.
Eu estou monitorando via 'top' o load do servidor basicamente durante todo o dia e ele está sempre normal.
Acredito que não seja este o problema..
O pessoal do Cpanel me sugeriu testar a troca do courier pelo dovecot, o que vocês acham?
Posted 08 dezembro 2008 - 01:05
Eu estou monitorando via 'top' o load do servidor basicamente durante todo o dia e ele está sempre normal.
Acredito que não seja este o problema..
O pessoal do Cpanel me sugeriu testar a troca do courier pelo dovecot, o que vocês acham?
O dovecot sera o sistema default do cpanel muito em breve, mas ainda esta não esta na distro STABLE que é sempre a mais indicada para ambientes de produção. Faz um teste, coloca seu cpanel na CURRENT tree (Se não me engano ja tem o dovecot) e atualiza ele, vemde se realmente tem alguma mudança no seu problema.
Pleo que me informei o dovecot é bem superior ao currier, principalmente no melhor uso de memoria RAM.
Posted 08 dezembro 2008 - 01:22
Pleo que me informei o dovecot é bem superior ao currier, principalmente no melhor uso de memoria RAM.
Sim, é verdade.
Já efetuei a mudança, meu cpanel é a ultima versão e já vem com o dovecot.
No entanto infelizmente o problema ainda persiste

Help