Backup do cPanel
Posted 30 janeiro 2009 - 08:04
O sistema de backup do cpanel, ele faz backup de todas as conta a partir da /home/* (ou outro diretório configurado), certo?
Os db ele faz backup do root também?
Eu já ouvi falar que o sistema de backup do cPanel não é muito confiável, procede isto?
Configurei meu servidor para fazer backup diariamente, gostaria de saber se é confiável o sistema de backup do cpanel ou se é melhor usar um script de 3º para isto.
Posted 30 janeiro 2009 - 08:43
e o backuppc para fazer o backup DO HD secundario e das configurações do /etc e logs do /var e etc para um servidor exclusivo para receber os backups (assim caso a maquina pega-se fogo ou queima-se os dois HDs eu ainda teria os backups que eu fazia a cada semana do HD secudario (dos clientes) e diariamente do /var /etc e do /root
tem que tomar cuidado com o seguinte:
tem que ter uma maquina do mesmo DC para receber os backups, senao o trafego estoura rapido rapido
Posted 30 janeiro 2009 - 09:06
Configurei pra fazer backup diariamente, acredito que não vá ter problema pq está no mesmo DC.
Posted 30 janeiro 2009 - 09:15
E se Cair uma BOMBA no DC, aí perde tudo ?
rs
Posted 30 janeiro 2009 - 09:19
rs
bom, ou, tem 2 soluções
faz 1 vez por semana em outro local
ou se acontecer isto, reza pra a bomba te pegar tambem
AHUAHUA
Posted 30 janeiro 2009 - 09:20
É últimamente anda acontecendo cada coisa macabra em DC, que não se pode duvidar de mais nada... ahhaha
Posted 30 janeiro 2009 - 09:24
Por isto acho que mesmo com alto gasto de tráfego...
AO MENOS 1 VEZ AO MES é bacana gerar um Backup de tudo em outro DC, em Outra Cidade ou até outro Páis....
Se a bomba cair com backup de 30 dias atrás dá para fazer muita coisa....
Posted 30 janeiro 2009 - 11:24
Quanto a isto, a melhor coisa é ter um hd de backup e uma máquina em outro IDC recebendo o backup. (que pode ter um processador ruim, todavia, hd grande com vários diretórios recebendo backups de vários servidores)
Abraços e boas estratégias de backup.
Posted 30 janeiro 2009 - 11:24
Posted 30 janeiro 2009 - 12:05
Por isto acho que mesmo com alto gasto de tráfego...
AO MENOS 1 VEZ AO MES é bacana gerar um Backup de tudo em outro DC, em Outra Cidade ou até outro Páis....
Se a bomba cair com backup de 30 dias atrás dá para fazer muita coisa....
sim, so que eu nao me arriscaria mandar um backup de sei la 100gb para o Brasil, eu tentei algumas vezes , mais como as rotas são maravilhosas ...
legal é pegar um DC um lado dos EUA e outro do outro lado.
Posted 30 janeiro 2009 - 04:32
legal é pegar um DC um lado dos EUA e outro do outro lado.
Tu és doido, Brasil não garante nem 1 mb, tem como trazer para cá não. (pelo menos até a época em que comecei a falir por causa de um idc brasileiro... rsrsrs)
Incrível como alguns idcs daqui prometem 10 mb (ah, eu tenho isso documentado), e no momento da migração (mesmo PAGANDO pelos 10 garantidos) o link foi aquele "quase doméstico"-> 1mb.
Sem comentários.
Posted 30 janeiro 2009 - 05:15
links internos aqui funciona que é uma maravilha, puxo coisas de curitiba pra minha cidade a 1.5MB tranquilo
e GVT e BrT não são as melhores em rotas
Posted 30 janeiro 2009 - 05:27
Um backup feito em um HD secundário é essencial em qualquer servidor com vários clientes.
Se é um dedicado onde você tem apenas um cliente que o contratou, ai é problema do cliente decidir se ele quer um HD adicional para backup. Mas se o servidor possui contas de vários, como por exemplo usando o WHM/cPanel, ai é obrigação do Hosting manter um banckup separado.
Já que HD não escolhe hora pra pifar. Se pifar o único HD que o server tem, você pode perder centenas de clientes. Ai é tragédia na certa, a nãoser que seja avisado expressamente a todos que o backup é por conta deles.
Ai sim.
Para aqueles que precisam de segurança ainda maior, recomendo dois HDs SCSI em RAID1 e um backup externo.
Bons negócios.
Posted 30 janeiro 2009 - 05:32
um RAID 1 com HD SAS e mais um IDE mesmo para backup (e 1 vez poe semana eu mandava para uma maquina no mesmo DC)
sempre gostei de usar esta solução, so que o problema, foi achar sevidores hot swap para trocar os HDs, fazer o rebuild.
Sem precisar parar a maquina, dar boot, esperar e esperar.... assim evitando os downtimes (embora, em 5 anos, queimou somente 2 HDs e eram os de Backups...
o bom é ter um ciclo de troca de servidores também a cada X tempo para evitar o desgaste de hardware e evitar paradas NAO programadas
Posted 31 janeiro 2009 - 09:05
Se vc não tem grana para ter um server apenas para backup, contrate o serviço starage.
This post has been edited by Galamba: 31 janeiro 2009 - 09:07
Posted 31 janeiro 2009 - 09:13
Quanto ao tipo de server, pouco processamento e muito armazenamento bastam!
Posted 31 janeiro 2009 - 09:51
Não tenho muitos dados...é aproximadamente uns 40GB (pq tem mta multimidia).
Agradeço a todos pela ajuda, qualquer coisa estarei postando novamente.
Posted 03 fevereiro 2009 - 03:48

Help