Server cluster DNS em dois servers
Posted 30 abril 2009 - 06:35
Como expliquei em um tópico anterior, tenho os dois dns configurados no meu server como:
dns1.meudominio.com.br ip xx.xx.xxx.xxx
dns2.meudominio.com.br ipxx.xx.xxx.xxx
Recebo a mensagem de que meus dns não estão distribuidos corretamente e geograficamente, mas no registro.br esta ok, ele aceita os dns1 e dns2.
Sei tambem que este tipo de problema pode interfirir no emails, ranking de busca no google entre outras falhas.
Pergunto, posso usar um vps com 128Mb e 10gb de espaço em disco e 200Gb de banda e ainda instalar o cpanel dns only e gerenciar o cluster entre ambos sendo que meu server tem banda de 1.0Gb.
Outra pergunta, o vps tem que ter o mesmo dominio do server configurado nele? e se uso o nameserver server1.meudominio.com.br tenho que usar também server1.meudominio.com.br ou server2.meudominio.com.br.
Se puderem ajudar agradeço.
Obs. se fizer assim tenho que ter um terceiro server somente para o mysql também ou não?
Posted 01 maio 2009 - 10:07
Como expliquei em um tópico anterior, tenho os dois dns configurados no meu server como:
dns1.meudominio.com.br ip xx.xx.xxx.xxx
dns2.meudominio.com.br ipxx.xx.xxx.xxx
Recebo a mensagem de que meus dns não estão distribuidos corretamente e geograficamente, mas no registro.br esta ok, ele aceita os dns1 e dns2.
Sei tambem que este tipo de problema pode interfirir no emails, ranking de busca no google entre outras falhas.
Pergunto, posso usar um vps com 128Mb e 10gb de espaço em disco e 200Gb de banda e ainda instalar o cpanel dns only e gerenciar o cluster entre ambos sendo que meu server tem banda de 1.0Gb.
Outra pergunta, o vps tem que ter o mesmo dominio do server configurado nele? e se uso o nameserver server1.meudominio.com.br tenho que usar também server1.meudominio.com.br ou server2.meudominio.com.br.
Se puderem ajudar agradeço.
Obs. se fizer assim tenho que ter um terceiro server somente para o mysql também ou não?
voce pode usar um vps de 128mb se ele tiver 256mb de burstable (openvz) ou uma swap de mais 128mb, pois em alguns momentos o cpanel passa dos 128mb. Otimizando ele um pouco vc consegue ate baixar de 100mb.
os 200gb de banda do vps te atenderão, por muito tempo!
não tem nada haver com o mysql, apenas o servidor de dns secundário, dns2, que irá sair de seu server.
qualquer outra duvida, basta postar.
Posted 02 maio 2009 - 02:09
Uma solução interessante de DNS espalhado geograficamente e independente de seus servers é a: www.sitelutions.com
O único porém é que você terá de administrar os dominios na mão no DNS pois eles não podem ser atualizados pelo cPanel/WHM.
Mas fica ai a dica que pode ajudar alguns, em especial os que querem prover DNS para poucos domínios (que podem assim serem gerenciados manualmente).
Bons negócios.
Posted 13 maio 2009 - 09:31
os 200gb de banda do vps te atenderão, por muito tempo!
não tem nada haver com o mysql, apenas o servidor de dns secundário, dns2, que irá sair de seu server.
qualquer outra duvida, basta postar.
Eu estou tentando configurar um cluster de DNS no cpanel, deixando o primário no meu servidor e fazer um cluster do secundário em uma VPS que montei (512mb+20 espaço+tráfego ilimitado) com centOS.
Eu vi que la no próprio WHM, tem um link para algumas instruções do próprio cpanel, inclusive tem lá o arquivo para baixar (http://layer1.cpanel...nly-install.sea). Minhas dúvidas são:
Para instalar o DNS only na VPS, preciso de algum serviço instalado? DNS, Apache ou outro?
COmo devo proceguir na instalação? Puxar esse arquivo *.sea e em seguida o que eu poderia fazer para instalar ou rodar? Pois depois de acessá-lo eu já sei mais ou menos o que fazer, seguindo o manual do próprio Cpanel.
*.sea não é extensão para MAC?
Abraço e obrigado desde já.
This post has been edited by cadin: 13 maio 2009 - 09:31
Posted 13 maio 2009 - 09:44
Posted 13 maio 2009 - 09:58
Certo, pelo que eu li la nas instruções no site do cpanel, tem um arquivo que a gente baixa para instalar, porém ele só menciona o link para baixar e em seguida ja pula para o passo a passo, não informa como rodar esse arquivo http://layer1.cpanel.net/cpanel-dnsonly-install.sea, e é essa a minha dúvida.
Obrigado desde já!
Posted 13 maio 2009 - 10:04
Posted 13 maio 2009 - 12:40
Minha dúvida é: Quando eu devo deixar Standalone (só recebe dados e não envia) e qual eu devo deixar Synchronize Changes (sincronizando as alterações com o outro.
Eu creio que o VPS que montei (cluster) deva ser o que fica como Standalone e o WHM Principal ficar como Synchronize, é isso?
obrigado desde já.
Posted 14 maio 2009 - 09:24
O Cluster (no meu caso um VPS) fica configurado o Standalone, assim o VPS só ficará recebendo as alterações de zonas DNS no servidor principal.
Já no servidor principal fica configurado como Synchronize, pois ele irá jogar para o Cluster todas as alterações, adições, remoções e etc. em relação as zonas DNS.
This post has been edited by cadin: 14 maio 2009 - 09:26
Posted 14 maio 2009 - 10:12
Agora o ideal para melhorar isso seria hospedar os email foram da máquina onde estão os sites. Caso os sites caiam, os MX dos emails continuam a responder no servidor DNS secundário do cluster e os emails continuam a ser entregues.
Fora isso, espelhamento de dados espalhados geograficamente, etc. Mas ai o preço da solução já começa a aumentar e só se justifica em ambiente críticos.
Bons negócios.
Posted 14 maio 2009 - 10:39
Agora o ideal para melhorar isso seria hospedar os email foram da máquina onde estão os sites. Caso os sites caiam, os MX dos emails continuam a responder no servidor DNS secundário do cluster e os emails continuam a ser entregues.
Fora isso, espelhamento de dados espalhados geograficamente, etc. Mas ai o preço da solução já começa a aumentar e só se justifica em ambiente críticos.
Bons negócios.
A receita caseira do momento é dns espalhado geograficamente e google apps (ou live.domains) para os emails
Posted 14 maio 2009 - 10:44
Nesse quesito, o Google Apps está melhor. Além de todos os outros aplicativos fora emails que eles fonecem (agenda, google talk interno para a empresa, office web para a empresa, etc) o serviço deles é mais rápido, automatizado, fácil de administrar e extremamente robusto (te dão uns 7 MXs para que se um ou mais caiam você continue recebendo seus emails).
Além do espaço de 7 GB por caixa e hoje em dia até 50 caixas grátis por domínio.
E de caseiro lá, não tem nada. Empresas como IG hospedam todos os seus email no Google Apps. Migraram para lá todos os usuários. Fora outros cases enormes.
Bons negócios.
This post has been edited by AndreLuisPereira: 14 maio 2009 - 10:45
Posted 15 maio 2009 - 09:49
Nesse quesito, o Google Apps está melhor. Além de todos os outros aplicativos fora emails que eles fonecem (agenda, google talk interno para a empresa, office web para a empresa, etc) o serviço deles é mais rápido, automatizado, fácil de administrar e extremamente robusto (te dão uns 7 MXs para que se um ou mais caiam você continue recebendo seus emails).
Além do espaço de 7 GB por caixa e hoje em dia até 50 caixas grátis por domínio.
E de caseiro lá, não tem nada. Empresas como IG hospedam todos os seus email no Google Apps. Migraram para lá todos os usuários. Fora outros cases enormes.
Bons negócios.
com certeza, 99,9% dos clientes que oferecemos escolheram o google
Posted 15 maio 2009 - 09:54
Nesse caso, a responsabilidade fica com o Google e tudo fica bem assim.
Bons negócios.

Help