Fórum cPanel: Servidor MYSQL Remoto - Fórum cPanel

Ir para

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Servidor MYSQL Remoto

#1 Membro offline   Insert 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 11-setembro 09

Posted 14 setembro 2009 - 03:04

Pessoal, quanto de memoria seria recomendavel para um servidor rodar mysql? Estou estudando a possibilidade de separar o msyql do servidor.

Seria para servir cerca de 1mil sites.
0

#2 Membro offline   little_oak 

• Se às mãos fazem errar -> yum remove hands -y
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 19-julho 07
  • Interests:Gnu/Linux, Windows Server, PHP, Mysql, Postgres, Ajax, Flex e Café, soldat, Warcraft, Quake, Counter Strike, Cachorros, Surf e tomar muito, mas muito café!

Posted 14 setembro 2009 - 10:15

Depende muito do tempo de execução de cada query e da quantidade de conexões, assim como poderíamos pensar nas querys como um todo (tamanho mesmo).
Pra cada caso, é um caso a se resolver.

Se os sites usam muito, 2 gb (4 com folga).
Se usam pouco MESMO, 2 já estão de bom tamanho.
Menos que isso é canseira!
0

#3 Membro offline   Rogério 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 14-dezembro 06

Posted 15 setembro 2009 - 01:24

tenho um forum em vb com mais de 1000 online e pra ter uma boa velocidade o minimo de memoria é 6gb, mesmo fazendo tudo que é tunnings em tudo.

fiquei mais de 5 dias com um cara que se diz fodao da softlayer, 1 site em unico servidor xeon quad core e hd scsi com 6gb e tem horas que ficava lento, coloquei 8gb melhorou um poco , hoje tem 12gb e esta muito bom.

para quem hospeda foruns com pelo menos 300 online tem que ter minimo do minimo 4gb, ideal 8gb ou mais

This post has been edited by Rogério: 15 setembro 2009 - 01:27

0

#4 Membro offline   alancb 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 03-março 07
  • Interests::)

Posted 15 setembro 2009 - 01:33

QUOTE(Rogério @ Sep 15 2009, 01:24 PM) <{POST_SNAPBACK}>
tenho um forum em vb com mais de 1000 online e pra ter uma boa velocidade o minimo de memoria é 6gb, mesmo fazendo tudo que é tunnings em tudo.

fiquei mais de 5 dias com um cara que se diz fodao da softlayer, 1 site em unico servidor xeon quad core e hd scsi com 6gb e tem horas que ficava lento, coloquei 8gb melhorou um poco , hoje tem 12gb e esta muito bom.

para quem hospeda foruns com pelo menos 300 online tem que ter minimo do minimo 4gb, ideal 8gb ou mais

Mais isto em um servidor rodando tudo junto, apache, cpanel, mysql, e-mail e etc, dai, sim

mais, quando o servidor roda somente um banco de dados, ou somente uma aplicação em especial, da pra otimizar muito isto

o que o little_oak sugeriu está muito show,

eu modificaria um pouco, pensaria em otimizar (ver se é possivel ligar as maquinas do cpanel e do banco em cross(giga) ou em um switch giga)

e pensaria em HD, um raid 10 ou mesmo um raid 5 ja ia ser muito bom, ja que como leituras de banco de dados não vão ser sequenciais, a performance do HD é bem vinda.
0

#5 Membro offline   Rogério 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 14-dezembro 06

Posted 15 setembro 2009 - 01:49

QUOTE(alancb @ Sep 15 2009, 01:33 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mais isto em um servidor rodando tudo junto, apache, cpanel, mysql, e-mail e etc, dai, sim

mais, quando o servidor roda somente um banco de dados, ou somente uma aplicação em especial, da pra otimizar muito isto

é verdade esqueci desse detalhe,

hd scsi em raid é basico se quiser ter um bom serviço
0

#6 Membro offline   Insert 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 11-setembro 09

Posted 15 setembro 2009 - 02:53

Estou pensando em um dedicado dividir em varios VPS rodando somente mysql, e mais nada, a principio pensei em 512MB ram cada porque o servidor tem 2GB e ta "aguentando" o que ta pensando mais é apache e suphp. Pois tenho varios dedicados e to analizando bem esta questão de separar o mysql.
0

#7 Membro offline   alancb 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 15 setembro 2009 - 03:01

QUOTE(Insert @ Sep 15 2009, 02:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Estou pensando em um dedicado dividir em varios VPS rodando somente mysql, e mais nada, a principio pensei em 512MB ram cada porque o servidor tem 2GB e ta "aguentando" o que ta pensando mais é apache e suphp. Pois tenho varios dedicados e to analizando bem esta questão de separar o mysql.

Pegar um dedicado e dividir em varias VPS para rodar os serviços separados, é uma situação que tem que analisar, em cada VPS tens que contar uma perda de uns 20% de performance comparado a um dedicado com a mesma configuração.

o ideial mesmo que eu faria em uma situação assim, tenta pegar uma maquina mais modesta, tipo um celerom com 515 de ram e HD sata, que deve dar conta pelo que vc descreveu, se, a coisa nao aguentar, parte pra um servidor somente para banco melhor, mais, pense sempre em ram e HD que é o que mais tem uso em servidores de banco de dados com mysql.

OU, em ultimos casos deixa tudo junto, e faz somente o upgrade de hardware do servidor, o que deve ser mais em conta do que pegar um sergundo servidor e evita algumas possiveis dores de cabeça

0

#8 Membro offline   little_oak 

• PipPipPipPipPipPipPip
  • Interests:Gnu/Linux, Windows Server, PHP, Mysql, Postgres, Ajax, Flex e Café, soldat, Warcraft, Quake, Counter Strike, Cachorros, Surf e tomar muito, mas muito café!

Posted 15 setembro 2009 - 04:08

QUOTE(alancb @ Sep 15 2009, 01:33 PM) <{POST_SNAPBACK}>

o que o little_oak sugeriu está muito show,

eu modificaria um pouco, pensaria em otimizar (ver se é possivel ligar as maquinas do cpanel e do banco em cross(giga) ou em um switch giga)

e pensaria em HD, um raid 10 ou mesmo um raid 5 ja ia ser muito bom, ja que como leituras de banco de dados não vão ser sequenciais, a performance do HD é bem vinda.

Muito legal a sua idéia de otimização!

Quanto a minha sugestão, foi baseada em quem tem 1 pc somente para mysql.
0

#9 Membro offline   ergti 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 06-agosto 06

Posted 15 setembro 2009 - 04:43

Pegar um dedicado e dividir em varias VPS para rodar os serviços separados, pode sim ser uma ótima alternativa.

Os 20% de perda, se fossem comprovados, poderiam ser compensados com a flexibilidade em limitar processos por VM, principalmente se estiverem utilizando a solução de virtualização da Citrix, o Xen Server.

Uma VM Celerom com 512 não é, em hipótese alguma, melhor que uma VM dentro de uma matrix Xeon por exemplo (levando em consideração a divisão em 4 vms com processamento compartilhado por demanda e não por ACL).

Agora, a integração com MySQL externo (se via CPanel) não é 100% simplificada pela ferramenta, principalmente, se já houverem bases em produção. Nâo adianta, qualidade e funcionalidade para multi servidores, não é algo que se encontra na CPanel ainda.

0

#10 Membro offline   little_oak 

• PipPipPipPipPipPipPip

Posted 15 setembro 2009 - 04:57

Acredito que divisão de VMs só se justifica quando temos um dedicado com muita ram e (pelo menos) um hd raptor para aguentar tanto i/o ao mesmo tempo.
0

#11 Membro offline   alancb 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 15 setembro 2009 - 05:06

comprovadamente, o que complica com VMs é i/o

nao adianta ter um dual quad core com 32 Gb de ram em cima de um ou 2 hds sata

pq o i/o vai abrir as pernas

por isto que eu digo, separar em uma maquina servicos, que podem rodar na mesma maquina, eu nao separaria.

claro, existe o controle de cima dos limites de CPU, memoria e etc, ajuda, mais, acho que não compensa nos finalmentes quando vc tem somente 1 servidor com cpanel digamos assim

claro, se vc tem varios servidores, varios serviços, dai é outros 500.

pra usar satisfatoriamente vms, com i/o decente, tem que ser em cima de storage ligado em gigabit/fiber channel senão não dá, abre as pernas na hora com o i/o

e o custo em um DC de um servidor dual quad core com 32 Gb de ram e 4 hds de 1Tb em Raid 10 as vezes se torna proibitivo pelo custo/beneficio.

Claro, posso estar errado, pois estou me baseando em testes e produção a qual implementei (testei XEN, openvz, virtuozzo, vmware)

Mais, voltando ao objetivo do topico, migrar os sql que vc tem agora, para um servidor externo e colocar tudo no cpanel, provavelmente vai dar dor de cabeça, talvez, colocar com o que ja existe, seja de inicio o mais viavel

0

#12 Membro offline   little_oak 

• PipPipPipPipPipPipPip

Posted 15 setembro 2009 - 06:49

QUOTE(alancb @ Sep 15 2009, 05:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
comprovadamente, o que complica com VMs é i/o

nao adianta ter um dual quad core com 32 Gb de ram em cima de um ou 2 hds sata

pq o i/o vai abrir as pernas

por isto que eu digo, separar em uma maquina servicos, que podem rodar na mesma maquina, eu nao separaria.

claro, existe o controle de cima dos limites de CPU, memoria e etc, ajuda, mais, acho que não compensa nos finalmentes quando vc tem somente 1 servidor com cpanel digamos assim

claro, se vc tem varios servidores, varios serviços, dai é outros 500.

pra usar satisfatoriamente vms, com i/o decente, tem que ser em cima de storage ligado em gigabit/fiber channel senão não dá, abre as pernas na hora com o i/o

e o custo em um DC de um servidor dual quad core com 32 Gb de ram e 4 hds de 1Tb em Raid 10 as vezes se torna proibitivo pelo custo/beneficio.

Claro, posso estar errado, pois estou me baseando em testes e produção a qual implementei (testei XEN, openvz, virtuozzo, vmware)

Mais, voltando ao objetivo do topico, migrar os sql que vc tem agora, para um servidor externo e colocar tudo no cpanel, provavelmente vai dar dor de cabeça, talvez, colocar com o que ja existe, seja de inicio o mais viavel

Sabemos que o I/O é o cara responsável por mandar o hd para o inferno (causa natural de uso).
Sata já não presta, imagina ide?

Bem, raptor neles!
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)