Alguem tem informações sobre kernel panic?
Tive este problema num servidor mas nao achei erros nos logs, onde fica gravado o log quando da um kernel panic?
E a principal duvida, sempre que da um kernel panic o servidor trava? Pois vi na net uma forma de reiniciar o servidor se der o erro automaticamente, mas queria confirmar se ele sempre vai travar quando der kernel panic porque no meu servidor ele travou e tive que reiniciar.
O que pode causar kernel panic? Assim que recebi o servidor eu rodei um fsck no boot pra garantir que nao teria erros e nao encontrou erros.

Page 1 of 1
kernel panic
Posted 13 junho 2010 - 10:50
Usa o comando dmesg.
Uma coisa que você pode perceber:
1 - atualização de kernel instável,
2 - não reconhecimento de disco,
3 - erro de memória,
4 - badclusters na área de inicialização,
etc.
syslog normalmente mostra muita coisa
Usa o dmesg e olha a saída com | more.
Uma coisa que você pode perceber:
1 - atualização de kernel instável,
2 - não reconhecimento de disco,
3 - erro de memória,
4 - badclusters na área de inicialização,
etc.
syslog normalmente mostra muita coisa
Usa o dmesg e olha a saída com | more.
Posted 13 junho 2010 - 02:52
Onde acho o syslog ?
Eu acho que algo com HD nao é pois logo que recebia maquina do DC eu rodei um fsck forçado no boot e nao deu erros, e a maquina tem uns 5 dias apenas e nao ta usando nada de HD.
Quando da kernel panic a maquina trava?
Eu acho que algo com HD nao é pois logo que recebia maquina do DC eu rodei um fsck forçado no boot e nao deu erros, e a maquina tem uns 5 dias apenas e nao ta usando nada de HD.
Quando da kernel panic a maquina trava?
Posted 13 junho 2010 - 10:00
Pedi para o dc testar todo o hardware e nenhum problema foi encontrado, hoje ocorreu novamente, o que sera que pode estar causando isso?
Só instalei no servidor o kernel-PAE, vnstat, pure-ftpd e mysql como dependencia do pure-ftpd.
Só instalei no servidor o kernel-PAE, vnstat, pure-ftpd e mysql como dependencia do pure-ftpd.
Posted 13 junho 2010 - 10:37
Tá, seu server tem mais de 4 gb de ram? Se não tiver, o kernel pae se torna desnecessário.
Uma coisa que pode estar ocorrendo e raramente a galera vê, tem algumas realteks que dão pau no Centos/RedHat (módulos).
Confirma sua rede
Uma coisa que pode estar ocorrendo e raramente a galera vê, tem algumas realteks que dão pau no Centos/RedHat (módulos).
Confirma sua rede
Posted 13 junho 2010 - 11:16
O server tem 8GB ram.
Placa de rede Intel Corporation 82567V-2 Gigabit Network Connection
Intel® PRO/1000 Network Connection
Mas estou vendo nos logs, em 2 reiniciazações o mesmo log:
Jun 13 17:38:01 xxxx kernel: EXT3-fs: INFO: recovery required on readonly filesystem.
Jun 13 17:38:01 xxxx kernel: EXT3-fs: write access will be enabled during recovery.
Jun 13 17:38:01 xxxx kernel: kjournald starting. Commit interval 5 seconds
Jun 13 17:38:01 xxxx kernel: EXT3-fs: recovery complete.
Jun 13 17:38:01 xxxx kernel: EXT3-fs: mounted filesystem with ordered data mode.
Pelo que entendi houve falha no HD e houve recuperação certo? Mas o DC executou um fsck pra ver se esta tudo certo, entao nao sei se a mensagem foi por causa disso ou se tinha falha no HD mesmo.
Placa de rede Intel Corporation 82567V-2 Gigabit Network Connection
Intel® PRO/1000 Network Connection
Mas estou vendo nos logs, em 2 reiniciazações o mesmo log:
Jun 13 17:38:01 xxxx kernel: EXT3-fs: INFO: recovery required on readonly filesystem.
Jun 13 17:38:01 xxxx kernel: EXT3-fs: write access will be enabled during recovery.
Jun 13 17:38:01 xxxx kernel: kjournald starting. Commit interval 5 seconds
Jun 13 17:38:01 xxxx kernel: EXT3-fs: recovery complete.
Jun 13 17:38:01 xxxx kernel: EXT3-fs: mounted filesystem with ordered data mode.
Pelo que entendi houve falha no HD e houve recuperação certo? Mas o DC executou um fsck pra ver se esta tudo certo, entao nao sei se a mensagem foi por causa disso ou se tinha falha no HD mesmo.
Posted 15 junho 2010 - 10:12
Servidor online a 2 dias sem ocorrer o problema.
Nao sei se com a verificação do DC o problema foi resolvido pois o DC disse que nao encontrou erros no HD e memoria.
Mas eu fiz o seguinte, achei um artigo sobre kernel panic no viva o linux e segui ele, pode ser que seja isso que tenha resolvido ou não
tune2fs -e continue /dev/sd(x)
A opção "-e continue" faz com que se houver erros o sistema de arquivos do HD não cause o kernel panic e sim continue a operar como se nada tivesse ocorrido.
http://linux.die.net/man/8/tune2fs
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Evitando...e-Kernel-Panic/
Nao sei se com a verificação do DC o problema foi resolvido pois o DC disse que nao encontrou erros no HD e memoria.
Mas eu fiz o seguinte, achei um artigo sobre kernel panic no viva o linux e segui ele, pode ser que seja isso que tenha resolvido ou não
tune2fs -e continue /dev/sd(x)
A opção "-e continue" faz com que se houver erros o sistema de arquivos do HD não cause o kernel panic e sim continue a operar como se nada tivesse ocorrido.
http://linux.die.net/man/8/tune2fs
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Evitando...e-Kernel-Panic/
Share this topic:
Page 1 of 1

Help