Fórum cPanel: RAID windows server - Fórum cPanel

Ir para

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

RAID windows server

#1 Membro offline   Carlos Lorenzon 

• Super Membro
  • PipPipPipPipPip
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 16-setembro 08

Posted 17 julho 2010 - 07:10

Qual hardware tenho de comprar e software usar para ter RAID em um servidor windows?

E qual o melhor RAID para se usar? (gostaria de que se caso o HD primario desse problema eu apenas substituindo pelo secundário retornasse tudo ao normal.

obrigado
0

#2 Membro offline   sitebr 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 27-março 06

Posted 18 julho 2010 - 10:26

QUOTE(Carlos Lorenzon @ Jul 17 2010, 07:10 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Qual hardware tenho de comprar e software usar para ter RAID em um servidor windows?

E qual o melhor RAID para se usar? (gostaria de que se caso o HD primario desse problema eu apenas substituindo pelo secundário retornasse tudo ao normal.

obrigado

Você precisa de uma controladora RAID (hardware), existem diversas no mercado, se estiver em um datacenter eles devem ter algumas opções para te oferecer. Com raid em hardware não é necessário nenhum software no windows/SO para gerenciar, a própria controladora faz esse papel de gerenciamento.

Com raid em software, você pode utilizar o próprio disk management do Windows Server e é recomendado a utilização de pelo menos 2 hds. Mas a performance é inferior ao raid via hardware, e isso é crítico dependendo do ambiente que se tenha. Acho que de maneira geral, o custo do raid de hardware é muito pequeno comparado aos benefícios que ele propôe.

O raid (mirror) básico é o raid 1 (se um hd queimar, o outro assume as operações sem downtime). Se você tiver, preferencialmente, 4 hds, você pode construir um raid 5, por ex. Na internet existem muitos tutoriais que aprofundam isso.

Uma observação importante é que raid NÃO é backup. Adicionalmente você precisa de outro sistema para manter seus backups.

Espero ter ajudado.

0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)