Pessoal boa tarde.
Podem verificar se a configuração abaixo esta apontando o seguinte:
2xhds 250Gb raid 1
1x hd -250Gb backup.
Pedi um novo servidor, com as caracteristicas acima, e estou em duvida se tenho realmente os 3 hds no servidor.
Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
/dev/md6 2.0G 322M 1.6G 18% /
/dev/sdc1 226G 188M 214G 1% /backup
/dev/md5 200G 919M 189G 1% /home
/dev/md4 9.7G 2.7G 6.5G 30% /usr
/dev/md3 9.7G 284M 9.0G 4% /var
/dev/md0 99M 29M 66M 31% /boot
/dev/md1 996M 37M 908M 4% /tmp
tmpfs 991M 0 991M 0% /dev/shm
Obrigado a todos.

Page 1 of 1
Configurações RAID 1 Configuração do meu servidor
Posted 11 agosto 2010 - 10:44
muito provavelmente sim.
Só que... RAID por software é uma caca... não tem jeito de fazer por hardware? Fica muito melhor.
Só que... RAID por software é uma caca... não tem jeito de fazer por hardware? Fica muito melhor.
Posted 17 agosto 2010 - 11:55
Juliano um servidor com 2Hds em raid é mais rapido que um servidor sem raid? Tem algum ganho de perfomance só por usar raid?
Isso via hardware...
Isso via hardware...
Posted 17 agosto 2010 - 11:59
somente tem ganho o raid, se for 10, 0, 50, 5(duvidoso quanto a performance, dependendo se for muitos arquivos pequenos), 6 e assim por diante
um raid 1 não tem ganho de performance, somente segurança mesmo
http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID
um raid 1 não tem ganho de performance, somente segurança mesmo
http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID
Posted 17 agosto 2010 - 01:48
Sertia o RAID 1 mesmo, só espelhamento, no caso ele seria vantagem somente se um HD queimar certo? Mas tipo de der problema numa partição devido a um reboot ai vai dar problema nos 2 HDs?
Posted 18 agosto 2010 - 11:20
Entao, aí que tá.
Se o raid for por hardware, espelhado, o boot vai estar nos dois hds. A controladora vai informar para o sistema operacional que existe apenas 1 hd.
Se der pau em um HD, a controladora vai apitar; se for hot-swap, vai acender uma luz de outra cor no hd defeituoso; se for windows ele avisa; troca o hd e segue usando, a quente mesmo.
Se for por software, vai ter que parar, reconfigurar e tal... é só pra nao perder dados e algumas configuracoes.
PERFORMANCE... sim, raid deixa mais lento. Pouca coisa. O recomendado hoje em dia pela Dell em ambiente de storage, é o raid-50, que é um "raid-1" de "raid-5". O Raid-6 deixa levemente mais lento do que um RAID-5, por ter 2 hds de paridade (que podem falhar).
O raid-0 é o raid mais porco que existe (hoje só vejo isso dentro dos hds SSD), pois se um falhar, meu velho... perdeu tudo. Por outro lado tu ganha em performance, pois a gravação é feita entre os dois hds (tens mais pratos e agulhas para gravar as informacoes)
Se o raid for por hardware, espelhado, o boot vai estar nos dois hds. A controladora vai informar para o sistema operacional que existe apenas 1 hd.
Se der pau em um HD, a controladora vai apitar; se for hot-swap, vai acender uma luz de outra cor no hd defeituoso; se for windows ele avisa; troca o hd e segue usando, a quente mesmo.
Se for por software, vai ter que parar, reconfigurar e tal... é só pra nao perder dados e algumas configuracoes.
PERFORMANCE... sim, raid deixa mais lento. Pouca coisa. O recomendado hoje em dia pela Dell em ambiente de storage, é o raid-50, que é um "raid-1" de "raid-5". O Raid-6 deixa levemente mais lento do que um RAID-5, por ter 2 hds de paridade (que podem falhar).
O raid-0 é o raid mais porco que existe (hoje só vejo isso dentro dos hds SSD), pois se um falhar, meu velho... perdeu tudo. Por outro lado tu ganha em performance, pois a gravação é feita entre os dois hds (tens mais pratos e agulhas para gravar as informacoes)
Share this topic:
Page 1 of 1

Help