Fórum cPanel: Espaço no citrix xen server - Fórum cPanel

Ir para

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Espaço no citrix xen server

#1 Membro offline   Rogério 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 14-dezembro 06

Posted 17 agosto 2010 - 05:03

olá

no xencenter 5.6 se eu criar uma vm com 60gb e ela ocupar 5gb vai ocupar 60gb do hd, ou seja ocupa o resrvado e nao o ocupado, nu HD de 250gb por ex só instala 4 vms de 60gb no maximo

alguem sabe fazer que calcule o ocupado? overleasing

This post has been edited by Rogério: 17 agosto 2010 - 05:05

0

#2 Membro offline   duranduran 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 23-fevereiro 07

Posted 24 agosto 2010 - 06:11

QUOTE(Rogério @ Aug 17 2010, 05:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
olá

no xencenter 5.6 se eu criar uma vm com 60gb e ela ocupar 5gb vai ocupar 60gb do hd, ou seja ocupa o resrvado e nao o ocupado, nu HD de 250gb por ex só instala 4 vms de 60gb no maximo

alguem sabe fazer que calcule o ocupado? overleasing

Em uma VM acho que não é possível fazer over - eu pelo menos nunca consegui, mesmo nas poucas vezes que tentamos.
0

#3 Membro offline   chefinhu 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 03-janeiro 08

Posted 26 agosto 2010 - 01:50

Sei que não é o caso, mas em vmware, sei que pode fazer over, pois ele cria o disco .vmx apenas com o espaço do que está a ser usado
0

#4 Membro offline   alancb 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 03-março 07
  • Interests::)

Posted 27 agosto 2010 - 09:20

QUOTE(chefinhu @ Aug 26 2010, 01:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Sei que não é o caso, mas em vmware, sei que pode fazer over, pois ele cria o disco .vmx apenas com o espaço do que está a ser usado

Sim, com o vmware existe o thin provisionament, que somente aloca o espaço usado.

pelo que vi, é o unico hypervisor que faz isto atualmente.

o que permite de certa forma fazer um "over", so que pode ser uma faca de 2 gumes, pq se o cara alocar o espaço, e depois apagar arquivos o espaço fica alocado ja que o mesmo fica "escrito".

0

#5 Membro offline   T. Manoel 

• Moderador
  • Grupo: Moderadores
  • Cadastrado: 24-março 08

Posted 31 agosto 2010 - 11:54

Infelizmente Citrix XenServer não é para pobre... não existe a opção de enganar o cliente como várias pessoas fazem, os recursos são todos dedicados como DEVEM ser e não virtuais como no openvz, virtuozzo, etc.
0

#6 Membro offline   riopardo 

• Super Membro
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 07-agosto 05

Posted 31 agosto 2010 - 05:23

Em se tratando de tecnologia não se analisa assim...

QUOTE(T. Manoel @ Aug 31 2010, 11:54 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Infelizmente Citrix XenServer não é para pobre.

Tem certeza?
não existe a opção de enganar o cliente como várias pessoas fazem, os recursos são todos dedicados

Analisar..., em determinadas circunstancia cada tecnologia tem sua aplicação e objetivos...
Nem tudo que que se le por ai deve se aplicar em nosso dia a dia, dados técnicos devem ser analisados para uma posição correta e coerente para não transparecer ignorancia.

at+

Infelizmente Citrix XenServer não é para pobre... não existe a opção de enganar o cliente como várias pessoas fazem, os recursos são todos dedicados como DEVEM ser e não virtuais como no openvz, virtuozzo, etc.

0

#7 Membro offline   T. Manoel 

• Moderador

Posted 31 agosto 2010 - 05:32

'KIBOM'.

o 'pobre' foi pra dar ênfase a frase, até porque eu sou pobre mas uso XenServer (metido)... e com ele não tem como você criar 30 servidores com 1GB de ram sendo que o servidor físico tem 10GB de ram... então esse é o lado 'positivo' da tecnologia XenServer.
0

#8 Membro offline   chefinhu 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 03-janeiro 08

Posted 02 setembro 2010 - 08:59

Nisso T.Manoel tem razão, mas vejamos assim:

Ao comprar um dedicado pensamento em um número certo de virtuais, com um hardware fisíco que aguente claro, exemplo temos la 500gb de HD, mas é discontado algum espaço para o linux. Mas para deixar redondo os HD você precisa meio que virtualis alguns Gbs falsos. Oque na realidade não seria falso, levando em consideração que nem 10% de que contratam usam os recursos de espaço, salva exeções. E no caso o cliente terá o espaço que comprou, desde que não virtualize um HD de 900gb sendo que não há nem 50gb livre.

Mas creio ser por ai, eu até por ai não sou muito afavor, mas volte e meia temos de fazer alguma coisa para não deixar ficar para traz.

Exemplo que tem gente fazendo atualmente. Então importando produtos do estado de SP em geral pois o ICMS é mais barato do que outros estados, ou seja sendo lojista, está valendo a pena comprar o produto completo montado de SP, e vender por aqui, pois o lucro que você vai ter sobre a venda é pequena mas sobre a diferença de ICSM é boa.

Olha o que tem de se fazer para sobreviver nesse país.

A histórinha não tem muito a ver, mas eu queria contar. laugh.gif

QUOTE(T. Manoel @ Aug 31 2010, 05:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
'KIBOM'.

o 'pobre' foi pra dar ênfase a frase, até porque eu sou pobre mas uso XenServer (metido)... e com ele não tem como você criar 30 servidores com 1GB de ram sendo que o servidor físico tem 10GB de ram... então esse é o lado 'positivo' da tecnologia XenServer.

This post has been edited by chefinhu: 02 setembro 2010 - 08:59

0

#9 Membro offline   Rogério 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 05 setembro 2010 - 08:38

onde faz over do HD no vmware esxi? aqui esta consumindo o espaço reservado

This post has been edited by Rogério: 06 setembro 2010 - 07:06

0

#10 Membro offline   T. Manoel 

• Moderador

Posted 05 setembro 2010 - 11:47

Não sei com vocês mas dos clientes que peguei não tinha essa de 'só usa 10%' a maioria usava 80% do disco (primário) total... porque quando o sujeito contrata um semi-dedicado ou vps, como queiram, é porque ele realmente necessita daquilo (REAL) pois na maioria das vezes saiu de um virtual.
0

#11 Membro offline   Rogério 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 06 setembro 2010 - 08:59

muitos sim, mas a maioria nao

tenho pelo menos 9 que nao chega a consumir 10gb de espaço mas quer no minimo 50gb , mesmo sabendo que nao vai usar mas ele quer o espaço, entao solução é over

isso nao significa que não vá usar o real, a questao é em relação a nós que vendemos, por ex um dedicado pra 13 vps com hd de 500gb, 5 vps compram 100gb cada, ai fico sem espaço para criar mais, sendo que esses 5 usam apenas 20gb cada, ai voce fala "compra mais hd"... nao pois se conseme 100gb de 500gb tenho 400gb livre pq vou comprar outro?

se um dia esses 5 vps consumir tudo ai sim penso em compra outro hd ou outro dedicado, caso contrario seria um desperdicio

o pensamento de vps é diferente de hospedagem. nao é só vps de hospedagem, tem inumeros serviços. vi aqui que pessoa vendem espaço ilimitado por R$14 na hospedagem, o cara que pensa em ter um vps nao vai encher o vps de "bagulho", pensa em algo "superior", embora o final (espaço em disco) seja semehante

This post has been edited by Rogério: 06 setembro 2010 - 07:04

0

#12 Membro offline   T. Manoel 

• Moderador

Posted 06 setembro 2010 - 10:57

Cara.. na boa.. over você faz com Revenda amigão.. que da pra você ter um 'controle' sobre o que o cara ta colocando lá no server ou não... no semi-dedicado o negócio é diferente.. sou totalmente contra o que fazem hoje com o Virtuozzo, OpenVZ etc... ilude o cliente falando em recurso dedicado quando isso em 98% dos casos não é verdade.
0

#13 Membro offline   Rogério 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 07 setembro 2010 - 11:35

cada caso é um caso e expliquei o meu acima. nesse momento estou com um dedicado com 9 vps e 50gb livre de 300gb. sendo que ocupado 88gb e se aumentar será uns 15gb no maximo. conheço aplições rodando, monitoramento contante, conhece vkernel?

minha duvida é apenas como fazer over com o esxi

eu penso ao contrario, hospedagem jamais over, sou totalmente contra isso
0

#14 Membro offline   alancb 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 07 setembro 2010 - 01:18

QUOTE(Rogério @ Sep 5 2010, 08:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
onde faz over do HD no vmware esxi? aqui esta consumindo o espaço reservado

O "over" so é possivel no esxi 4.0 pra cima, na hora de criar uma maquina virtual, existe a opção de criar um HD no formato de "thin provisionament" que somente aloca o espaço usado no disco virtual.

Alias, se alguem tiver interesse em um painel de controle web para o cliente e tambem para o administrador para o esxi e o vsphere feito em PHP e podendo ser adaptado facilmente, me mande MP.

0

#15 Membro offline   Rogério 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip

Posted 07 setembro 2010 - 04:18

tenho 4 esxi 4.0 e 1 esxi 4.1

tem umas fotos desse painel?

0

#16 Membro offline   alancb 

• Esse é irmão!!
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 08 setembro 2010 - 09:15

QUOTE(Rogério @ Sep 7 2010, 04:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
tenho 4 esxi 4.0 e 1 esxi 4.1

tem umas fotos desse painel?

vou ver se tiro uns prints, pois ainda estamos em fase de desenvolvimento do mesmo.

e tenho que ver se ele é compativel somente com o esxi, mais, como usa o sdk creio que sim

0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)