Fórum cPanel: DNS Only - Fórum cPanel

Ir para

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

DNS Only Dúvidas de iniciantes

#1 Membro offline   silas_i 

• Membro
  • PipPip
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 08-novembro 04

Posted 01 abril 2011 - 12:34

Olá colegas,

Estava pesquisando o DNS Only do cPanel e talvez ele atenda à minha necessidade, porém gostaria de saber a opinião de vocês:

Tenho mais de 5 servidores (cpanel) e gostaria que todos os meus clientes usassem um mesmo DNS, por exemplo:

ns1.meunome.com.br
ns2.meunome.com.br

Se eu tiver 2 VPS usando o DNS Only, eu conseguirei fazer com que meus clientes usem todos o mesmo DNS e os VPS fazem o redirecionamento para o servidor onde esta hospedado este site ?

Obrigado pela ajuda
0

#2 Membro offline   staticx 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 19-dezembro 05

Posted 01 abril 2011 - 01:30

Para usar o Cpanel DNS only você precisa de um vps ou dedicado exclusivo para rodar o mesmo pois este não poderá rodar nenhuma outra aplicação, apenas o Cpanel DNS only.

Uma dica seria pegar um vps aqui no Brasil, instalar o Cpanel DNS only nele, e os demais sites espalhados em outros datacenters nos EUA, etc, desta maneira acredito que o acesso para os sites poderiam ter um aumento na velocidade, visto que o vps aqui no Brasil faria a 'descoberta do site'.

Outra opção: DNS Cluster, no próprio whm/cpanel existe a opção de sincronização de dns, que faz tudo isso e que pode ser usado no servidor juntamente com os sites hospedados la.

Outra vantagem em usar DNS only: a RFC recomenda que os DNS estejam em classes C separadas, seria menos um problema no DNS reports.

Acho que você precisa avaliar se há necessidade de comprar um vps ou dedicado apenas para isso, cada caso é um caso.

Abraços e me corrijam se eu tiver dito algo errado.

This post has been edited by staticx: 06 abril 2011 - 06:36

0

#3 Membro offline   ergti 

• Ele mora no fórum!
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 06-agosto 06

Posted 03 abril 2011 - 12:05

Correto, silas_i!

Compre duas VPSs (uma no brasil, outra no exterior) e coloque o NS1 nra VPS brasil.
Você terá redundância, estará em concordância com a RFC e ainda somará aos seus clientes no quesito disponibilidade (vide: http://goo.gl/Y2doH).

Uma VPS com 256 MB de RAM e 10GB de espaço com um core de 1 Ghz, atende tranquilamente pra resolver no mínimo 10 mil domínios.
Quase todos os clientes que eu possuo, utilizam essa ferramenta e as vantagens são reais.

1) Conformidade com RFC;
2) Facilidade pra migrar contas entre servidores (os nameserver são sempre os mesmos e descarta a necessidade de o cliente ter que ficar alterando o IP no registrante);
3) Amplia a disponibilidade dos sites;
4) etc, etc, etc.

0

#4 Membro offline   silas_i 

• Membro
  • PipPip
  • Cadastrado: 08-novembro 04

Posted 06 abril 2011 - 07:35

Muito obrigado por todas as respostas, estou fazendo alguns testes para verificar se esta solução me atenderá perfeitamente.

Att,
0

#5 Membro offline   chuvadenovembro 

• Membro
  • PipPip
  • Cadastrado: 06-setembro 10

Posted 07 abril 2011 - 10:46

Silas,

Eu acredito que o DNS Only não vai atender sua necessidade, porque você quer que o segundo servidor atenda pelo mesmo DNS que o primeiro...e o cpanel dns only não tem opção de adicionar contas no servidor que estiver com este painel instalado.

Eu eu acredito que para o segundo servidor aceitar contas pelo mesmo dns do primeiro, basta colocar o IP dele no registrar do seu domínio.

Meu domínio é do godaddy e lá, posso colocar vários IP´s como NS1 por exemplo.

Nunca testei isso, mas acredito que da certo.

E o que você não vai poder ter neste caso é justamente redundancia de DNS entre os servidores, porque assim, o site do cliente hora será exibido no servidor 1 e hora no servidor 2.

Espero que consiga explorar desta forma, se tiver sucesso, da um retorno p/ nós smile.gif
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)