Apesar de não ser um usuário assíduo nas postagens, sempre acompanho os tópicos dos colegas. Vasculhando aqui, vi que estou cadastrado há exato 5 anos no fórum. Com isso, já vi diversas discussões (interessantes mesmo!) sobre como andava o mercado de hosting e as estratégias que vocês empreendedores adotavam ao ser engolidos pelos gigantes.
Como o fórum anda um pouco parado nos últimos meses, me venho a dúvida se a maioria tem desistido de investir em hosting. É fato que nos últimos três anos grandes empresas se apoderaram no mercado brasileiro. Com a globalização, muita gente tem passado a usar serviços internacionais. A burocracia da legalização de empresas, e a alta carga tributária, é outro fator motivador para a falência de grandes iniciativas.
Porém fico feliz quando vejo empresas de cinco anos atrás, no ar até hoje. Ainda que com as mesmas práticas de vendas (oceano vermelho?), o mesmo "linguajar" marketing de hosting e as mesmas soluções. Isso ainda me dá aquela impressão (falsa?) de que o mercado realmente é muito grande! E que somos 75 milhões de internautas no Brasil inteiro. Logo, todos possuem seus espaços e suas oportunidades.
Pra você empresário ou ainda aspirante a empreender no mundo hosting, quais foram as dificuldades, caminhos e conquistas ao longo destes anos? Como tratar as novas tecnologias (cloud, ruby e etc) em um mercado cada vez mais competitivo e exigente? O Twitter certamente virou a boca do povo. O que você faz de errado é espalhado aos 8 cantos do mundo.
O papo também vale se você trabalha numa empresa de hosting e enxerga os problemas que muitas vezes as empresas insistir em ignorar. Vamos aqui expor nossas opiniões e quem sabe descobrir um novo nicho de mercado. Em um mercado como este, certamente o diferencial é o que faz com que empresas ainda conseguiam sobreviver.
Vamos aí descontrair e quem sabe trazer velhos usuários de volta neste papo.

Page 1 of 1
Mercado de hosting: 5 anos depois Empreendedores em geral, vamos jogar o papo na mesa!
Posted 26 outubro 2011 - 02:33
Aqui vai minha opinião pessoal:
Sempre trabalhei com criação e desenvolvimento de sites e sistemas, logo, não possuo empresa formalizada nem site pra vender pacotes deste tipo de empreendimento. Ainda assim consigo obter um faturamento (suficiente pra manter a estrutura), porém como descrito no início, não é meu produto-final na minha empresa.
Como a relação é sempre pessoal na fase de criação, para os clientes sempre foi mais fácil negociar diretamente e confiar a minha pessoa de manter o hosting sob controle. Apesar que isso também gere inconveniências, frequentemente preciso alertar que manutenção do site / sistema é diferente de manter algo no ar (relativo a hosting).
Entretanto, vária pra cada caso. Certamente se fosse algo mais business (e-commerce bem visitado ou ainda um sistema financeiro 24 horas) e não meramente sites institucionais, recomendaria a uma grande empresa a fim de deixar os papéis separados.
Aliás falando sobre empresas de criação de sites, geralmente sempre foram elas que foram meus maiores clientes. Assinam uma revenda e colocam lá cerca de dezenas de clientes hospedados. Acredito que elas façam a mesma estratégia pra fidelizar o cliente.
Sempre trabalhei com criação e desenvolvimento de sites e sistemas, logo, não possuo empresa formalizada nem site pra vender pacotes deste tipo de empreendimento. Ainda assim consigo obter um faturamento (suficiente pra manter a estrutura), porém como descrito no início, não é meu produto-final na minha empresa.
Como a relação é sempre pessoal na fase de criação, para os clientes sempre foi mais fácil negociar diretamente e confiar a minha pessoa de manter o hosting sob controle. Apesar que isso também gere inconveniências, frequentemente preciso alertar que manutenção do site / sistema é diferente de manter algo no ar (relativo a hosting).
Entretanto, vária pra cada caso. Certamente se fosse algo mais business (e-commerce bem visitado ou ainda um sistema financeiro 24 horas) e não meramente sites institucionais, recomendaria a uma grande empresa a fim de deixar os papéis separados.
Aliás falando sobre empresas de criação de sites, geralmente sempre foram elas que foram meus maiores clientes. Assinam uma revenda e colocam lá cerca de dezenas de clientes hospedados. Acredito que elas façam a mesma estratégia pra fidelizar o cliente.
Posted 09 novembro 2011 - 01:14
Então, estou aqui novamente, o forumcpanel infelizmente caiu os acessos, mas estamos por aqui para ajudar a todos e ser ajudado.
Estou trabalhando com host sim, mercado existe, mas para quem quer coisa nova, quem ficou preso no passado já fechou as portas ou mudou de ramo.
Estou trabalhando com host sim, mercado existe, mas para quem quer coisa nova, quem ficou preso no passado já fechou as portas ou mudou de ramo.
This post has been edited by staticx: 22 fevereiro 2012 - 02:13
Share this topic:
Page 1 of 1

Help